Eslovénia-Portugal sob o signo do amor
Mojca, eslovena, e João, português, vivem em Liubliana e vão ao estádio ver o duelo desta noite (DR)

Eslovénia-Portugal sob o signo do amor

SELEÇÃO26.03.202410:30

João é português, Mojca é eslovena e estão juntos desde 2018. Foi durante a pandemia que escolheram viver em Liubliana. E lá continuam… Hoje vão ao estádio e ela assume que até torcerá pela Seleção Nacional. Por amor…

Conheceram-se no Caminho de Santiago em 2018, ele português, ela eslovena. E não mais se largaram. Hoje, João, de 35 anos, e Mojca, de 41, vivem juntos em Liubliana, onde esta noite Portugal enfrenta a Eslovénia, no derradeiro jogo particular antes do anúncio, em maio, da lista final de convocados de Roberto Martínez para o Euro-2024. E o amor uniu as duas nações.

«Ligo pouco a futebol, aliás, na Eslovénia, ligamos pouco. Destaca-se mais o ski, os saltos na neve, o hóquei no gelo e, claro, o ciclismo, com o Pogaçar e o Roglic», explica-nos Mojca. «Ah e a NBA, com o Luka Doncic, do Mavericks», atira, ainda, João.

«Mas com ele comecei a ver jogos de Portugal e do Benfica. Agora, sou do Benfica e, sinceramente, acho que até quero que a seleção portuguesa ganhe à Eslovénia», confessa, com um sorriso tímido, a eslovena, em bom português. «Ela agora até já sabe os cânticos do Benfica e de Portugal, às vezes apanho-a a cantarolar», acrescenta o português.

O castelo de Liubliana

A escolha de Liubliana como a casa em que decidiram construir o amor aconteceu durante a pandemia. «Tinha viagem para vir cá em março de 2020 e foi cancelada. Depois, em maio, já foi possível e vim», explica João, continuando: «Estava a trabalhar no departamento gráfico de dois jornais portugueses e com a pandemia fomos todos para teletrabalho. E fazia aqui em Liubliana o meu trabalho em modo remoto. Passado uns meses, surgiu aqui uma oportunidade de emprego e aceitei. E cá estamos.»

Admitindo que as condições de vida são melhores do que em Portugal, João reconhece que, ainda assim, estão longe das que apresentam países com maior incidência de emigração lusitana, como Inglaterra, Suíça, França ou Luxemburgo. Então o que levou 50/60 portugueses a mudar a sua vida para a Eslovénia?

Com ele comecei a ver jogos de Portugal e do Benfica. Agora, sou do Benfica e, sinceramente, acho que até quero que a seleção portuguesa ganhe à Eslovénia

«Pensando bem, estamos cá todos e todas… por amor. Não é pelo salário, é mesmo por causa dos companheiros ou companheiras. E é uma comunidade, no geral, mais intelectual», diz João, complementado por Mojca: «E na hora de escolher acabámos por preferir Liubliana, como a maioria dos casais que conhecemos. Agora já começa a crescer a segunda geração e vai-se muito ao Tivoli, o grande parque verde da cidade, e lê-se em português para a língua não se perder. Embora eu fale português e o João saiba muito pouco esloveno…»

Liubliana, a belíssima capital da Eslovénia

João defende-se: «É muito difícil. Eles têm contacto com francês e espanhol, línguas latinas, nas séries e filmes. Nós não contactamos com estas línguas, tanto.»

A bilheteira local do jogo desta noite esgotou em minutos. Foi através dos bilhetes disponibilizados pela FPF que conseguiram os dois com que irão assistir ao amigável (literal, no caso de João e Mojca) entre Eslovénia e Portugal.

PODERÁ TAMBÉM INTERESSAR-LHE (VÍDEO): POGACAR CONQUISTA VOLTA À CATALUNHA