Taça Billie Jean King: jogo de pares salva honra lusa contra Turquia
Equipa de Portugal na Billie Jean King Cup (FPT)

Taça Billie Jean King: jogo de pares salva honra lusa contra Turquia

TÉNIS09.04.202418:09

Portugal perdeu segundo encontro frente à formação otomana e novamente todos os encontros foram decididos em três sets. Maria Garcia e Matilde Jorge deram primeira vitória às portuguesas

Portugal terminou o segundo dia da Billie Jean King Cup com nova derrota, desta vez frente à Turquia, por 1-2.

Uma melhoria face ao 3-0 que registou na segunda-feira frente à Letónia. No primeiro duelo da jornada, a tenista de 16 anos Angelina Voloshchuk voltou a merecer a confiança da capitã Neuza Silva e defrontou Berfu Cengiz. Apesar de vencer o primeiro set por 6/2, a jogadora conseguiu reviravolta, batendo a portuguesa por 2-1 (2/6, 6/3 e 7/6 [7-3]).

Em desvantagem no confronto, Neuza Silva lançou a tenista lusa mais bem classificada, Francisca Jorge, contra Zeynep Sonmez. E mais uma vez, a 190.ª esteve a um set da vitória após 6/3 na partida inaugural, depois de levar Ostapenko (10.ª ranking mundial). No entanto, a quinta derrota nacional nesta competição registou-se depois da otomana dar a volta ao encontro nos seguintes sets (1-2; 6/3, 0/6 e 3/6).

Com derrota já garantida, restava o embate de pares com Matilde Jorge e Maria Garcia frente à dupla formada por Ayla Aksu e Berfu Cengiz, para tentar somar o primeiro triunfo no grupo B, e parecia que a história se ia repetir. Após vencer primeira partida por 6/4, as otomanas levaram encontro para o super tie-break e estiveram a vencer por 7-5, no entanto a parceria lusa venceu cinco pontos consecutivos para apontar a primeira vitória.

A formação lusa ocupa assim o último lugar do agrupamento, com duas derrotas, sem qualquer triunfo nas duas eliminatórias disputadas (1 vitórias e 5 derrotas). Os Países Baixos (4V, 2D) lideram o grupo ao vencer a Letónia por 2-1, que estão em segundo e a Turquia ocupa o terceiro posto.

O próximo encontro de Portugal é já na quarta-feira contra a turma neerlandesa, com início agendado para as 11 H.