Portugal goleia Suíça na estreia em Montreux
Paulo Freitas, antigo treinador de Sporting e OC Barcelos, estreou-se ao comando da seleção com uma goleada (Rui Raimundo/ASF)

Portugal goleia Suíça na estreia em Montreux

Não houve golos nos primeiros 20 minutos, mas os 10 minutos seguintes foram avassaladores. Paulo Freitas estreia-se com vitória larga pela seleção

Portugal entrou da melhor maneira no torneio de Montreux, ao golear a Suíça por 8-0 na estreia de Paulo Freitas ao comando da Seleção Nacional

A equipa portuguesa mostrou, desde cedo, porque era a favorita à vitória nesta partida, ainda que o técnico tivesse promovido algumas alterações no cinco inicial. João Rodrigues e Gonçalo Alves começaram no banco, dando lugar a Rafa Costa e Xavi Cardoso, estreantes. A velocidade portuguesa era demasiado grande nos primeiros dois terços do terreno para que a Suíça conseguisse acompanhar e, sobretudo em transição ofensiva, houve muitas situações em que a seleção lusa podia ter aproveitado as situações de superioridade numérica para abrir o marcador. Na baliza helvética estava Jean-Pierre Vizio que foi, durante 20 minutos, absolutamente intransponível.

Paulo Freitas pediu o timeout e as instruções surtiram efeito perto do intervalo. Jogada rápida, bloqueio e assistência de João Souto e Gonçalo Pinto, pela primeira vez, marcou pela Seleção Principal. Estava, finalmente, aberto o marcador.

Três minutos depois, Dysli viu o cartão azul, Gonçalo Alves falhou o penálti mas, em superioridade numérica, Portugal chegou ao 2-0 graças a Xavi Cardoso, que também se estreou a faturar pela seleção.

Se, no final do primeiro tempo, dois jogadores estrearam-se a marcar, a segunda parte foi tempo de brilharem os veteranos. Primeiro, foi Gonçalo Alves a marcar o seu golo número 160 com a camisola de Portugal. Depois, apareceu João Rodrigues para fazer o seu tento 182. Nuno Santos também faturou no segundo tempo, tal como Hélder Nunes, mas Alves e Rodrigues, ambos com mais um golo e uma assistência, foram as estrelas desta segunda parte que, tirando o avassalador caudal ofensivo português, nada tem para contar.

A quebra física e anímica da Suíça foi evidente após os dois golos de rajada da seleção das quinas e, apesar de larga, a vantagem foi mais que justa. João Rodrigues defende que «Portugal entrou muito bem no jogo, mas houve muita qualidade do guarda-redes da Suíça», num jogo que, diz Paulo Freitas, «houve muito compromisso por parte de todos». «Estou muito satisfeito com tudo o que produzimos e um pouco surpreendido com toda a qualidade apresentada», concluiu o técnico.

Esta quinta-feira, Portugal volta a jogar, desta vez, contra a França.