Henrique Rocha: «Posso chegar à final e posso levar o título para casa»
Henrique Rocha, tenista português de 19 anos (FPT)

Henrique Rocha: «Posso chegar à final e posso levar o título para casa»

TÉNIS22.03.202420:08

Tenista português de 19 anos conseguiu atingir pela primeira vez na carreira as meias-finais de um Challenger e assume que pode sair de Múrcia com o troféu. Jogador admite que objetivo de ser mais consistente em provas desta categoria «está longe de ser cumprido»

Henrique Rocha (248.º no ranking mundial) atingiu esta sexta-feira a semifinal do Challenger 75 de Múrcia, a primeira da carreira, ao bater o antigo 'top-40' mundial Radu Albot (155.º) por duplo 6-2. O jogador de 19 anos, em declarações a A BOLA, referiu que teve o jogo «mais ou menos controlado» e que foi «melhor» do que moldavo.

«Sabia que ia ser um jogo duro, já o conhecia bastante bem. Cresci um bocadinho a ver um também os jogos dele.  Portanto, também sabia o que esperava. Claro que agora não está no seu melhor, mas continua a ser um jogador muito competitivo e com muita experiência. Eu sabia que estava em boa forma e que tinha nível para ganhar. E foi nisso que eu consegui ser melhor que ele. Consegui jogar melhor momentos decisivos e impor mais o meu ritmo», admitiu.

O tenista natural do Porto estreou-se há precisamente um mês nos 'quartos' de uma prova desta categoria - em Tenerife - e no sábado marca presença inédita numas 'meias'. Apesar destas boas campanhas, e sendo um dos objetivos do atleta para 2024 ser mais consistente em provas Challenger, frisa que «esse objetivo está longe de ser cumprido».

Henrique Rocha: «Quero jogar o quadro principal de um Grand Slam»

31 janeiro 2024, 09:00

Henrique Rocha: «Quero jogar o quadro principal de um Grand Slam»

PARTE 1 - Henrique Rocha vai fazer a estreia por Portugal na Taça Davis, depois de um ano de 2023 no qual teve uma rápida ascensão no 'ranking'; iniciou 2023 em 850.º da hierarquia mundial e terminou a temporada dentro do 'top-250'; o tenista português de 19 anos falou ao jornal A BOLA para contar como chegou até aqui

«De facto esses dois torneios começam a ser algo do que eu procuro e do que eu quero. Mas esse objetivo ainda está longe de ser atingido. Estou agora nas meias-finais, amanhã posso passar à final e também posso ir com o título para casa. Estou muito confiante do meu nível e tenho andado a jogar um bom ténis. Isso é que é o mais importante. Porque no final de contas os resultados aparecem sempre por consequência do nível. E é um bocadinho mais nisso que me tenho concentrado», frisou.

O próximo adversário do nortenho é o espanhol Pablo Llamas Ruiz (152.º), que eliminou o veterano francês Richard Gasquet.

«Não o conheço assim muito bem, sei que é um jogador muito talentoso, tem uma grande mão e sente muito bem a bola. Vai ser sem dúvida uma grande batalha. Mas amanhã o meu objetivo é mesmo impor o meu ritmo, jogar a um bom nível, jogar bem os momentos importantes. E acho que tenho armas para lhe ganhar amanhã. Eu sempre disse isto, mas sempre que entro num torneio, um bocadinho de mim acredita sempre que posso levar o título para casa», concluiu.

Também pode ser do seu interesse: