Garbiñe Muguruza, ex-número um mundial, anuncia fim de carreira
Muguruza com o troféu de Roland Garros de 2016 (IMAGO / Xinhua)

Garbiñe Muguruza, ex-número um mundial, anuncia fim de carreira

TÉNIS20.04.202415:47

Tenista espanhola conquistou dois títulos do Grand Slam e foi líder da hierarquia feminina durante quatro semanas

Garbiñe Muguruza anunciou este sábado que vai terminar a carreira. Foi a própria tenista espanhola que avançou a informação numa conferência de imprensa.

«Chegou a hora de dizer adeus», disse a atleta de apenas 30 anos, que não jogava qualquer encontro desde fevereiro de 2023. «A minha história neste desporto tem sido fantástica. Realizei muitos sonhos que tinha em criança», avaliou.

«Chegou a altura de me reformar, de abrir este capítulo novo da minha vida. A palavra reforma soa muito forte porque ainda tenho 30 anos, mas foi há 25 anos que comecei a jogar ténis e que consegui tanto. Sinto-me orgulhosa de ter resistido aos momentos difíceis e também aos bons, é sem dúvida o que mais me orgulha», continuou.

«Tenho vindo a tomar a decisão pouco a pouco. Estes meses foram fundamentais. Recebi a pausa de braços abertos. Todos os dias me sentia melhor e não sentia falta da disciplina e da dificuldade da vida que tinha antes. Foi uma coisa progressiva e o que mais quero fazer é olhar para o meu próximo capítulo e não tanto para o capítulo do ténis que já conhecemos», justificou assim a decisão de abandonar o ténis profissional.

Muguruza teve como momentos altos da carreira a conquista de dois títulos do Grand Slam. O primeiro foi levantado em 2016, ao derrotar a número um mundial da altura, Serena Williams, na final de Roland Garros.

Muguruza bateu Venus Williams na final de Wimbledon de 2017 (IMAGO/Kyodo News)

No ano seguinte, venceu aquele que é provavelmente o mais conceituado major, Wimbledon, ao bater Venus Williams, também antiga número um mundial.

«A final de Wimbledon é um momento único, há mil outros momentos, mas ganhar Wimbledon, o lugar onde começa a história do ténis, é o melhor. Ganhar esse torneio é o máximo que eu poderia alcançar», destacou.

A espanhola, que nasceu em Caracas, na Venezuela, chegou ainda a mais duas finais do Grand Slam - Open da Austrália de 2020 e Wimbledon 2015 -, mas também conquistou as WTA Finals de 2021, prova que reúne as oito melhores jogadoras do ano. Foi o último torneio que conquistou.