FC Porto garante primeiro lugar na fase regular com vitória frente ao Lusitânia
Equipa de basquetebol do FC Porto. Foto: IMAGO/Atlantico Press

FC Porto garante primeiro lugar na fase regular com vitória frente ao Lusitânia

BASQUETEBOL27.04.202417:16

Emparelhamento do 'play-off' do campeonato nacional ficou definido

Na 22.ª e última jornada da fase regular, o FC Porto garantiu o primeiro lugar na próxima fase - e fator-casa - ao derrotar o Lusitânia, por 98-67, no pavilhão municipal de Angra do Heroísmo.

Desta forma, os dragões sabem que vão iniciar a campanha nos 'Play-Offs' frente ao Imortal, o oitavo classificado nesta etapa da liga.

Os campeões em título, o Benfica, ainda tinham chances de terminar no topo da tabela classificativa, mas precisavam de um deslize dos azuis e brancos contra os madeirenses, que já tinham confirmado relegação da liga. Contudo, apesar do triunfo dos rivais, as águias fizeram o que lhes competia, batendo de forma tranquila o Portimonense, por 105-61.

A Oliveirense já tinha segurado o terceiro posto, mas não facilitou e cumpriu a missão frente ao Vitória de Guimarães (94-77). Assim, a turma de Oliveira de Azeméis sabe que vai defrontar o CD da Póvoa, uma vez que acabou esta fase regular em 6.º.

As contas complicavam-se no que respeita ao 4.º e 5.º lugares, sendo importante aí o fator-casa, isto é, a equipa que joga mais vezes em casa na eliminatória jogada à melhor de três encontros. O Sporting limitou danos e derrotou o Imortal por 94-64, ao mesmo tempo que a Ovarense (5.º), também saiu vitoriosa do embate frente ao Galomar (89-76).

EMPARELHAMENTO DO 'PLAY-OFF' DA LIGA

FC Porto (1.º) - Imortal (8.º)

Sporting (4.º) - Ovarense (5.º)

Oliveirense (3.º) - Póvoa (6.º)

Benfica (2.º) - Vitória de Guimarães (7.º)

Portimonense e Lusitânia relegados

Tal como já tinha sido referido, o Lusitânia já tinha garantido a despromoção à Proliga antes da derrota contra os azuis e brancos, e terminou em 12.º lugar.

Juntamente com a formação açoriana, o Portimonense também vai ser despromovido. Tudo porque o conjunto algarvio perdeu contra os encarnados, mas também porque o Esgueira bateu o Póvoa (88-82), assegurando assim a manutenção no escalão principal português.