ATP confirma saída do Estoril Open do calendário de 2025
Estoril Open (IMAGO/NurPhoto)

ATP confirma saída do Estoril Open do calendário de 2025

TÉNIS22.03.202417:44

Torneios disputados na mesma semana em que se realizaria a prova lusa levaram à decisão

A ATP confirmou esta sexta-feira que o Estoril Open não integra o calendário do circuito profissional de 2025.

Estoril Open fora do calendário do circuito ATP para 2025

22 março 2024, 11:43

Estoril Open fora do calendário do circuito ATP para 2025

Organização refere que irá continuar a explorar «todas as vias» para que o torneio se realize na próxima época e nos anos seguintes. Edição de 2024 do Estoril Open tem início agendado para 30 de março. O quadro principal arranca a 1 de abril

Tal como o diretor da prova portuguesa, João Zilhão, referiu, também a organização que organiza o circuito masculino admite que continua «a explorar todas as possibilidades para tentar encontrar uma solução para que o conceituado evento se realize em 2025 e mais além».

O torneio luso, que se vai realizar na 14.ª semana do calendário de 2024, entre os dias 1 e 7 de abril, não tem espaço nessa mesma semana, em 2025, sendo que os eventos ATP 250 de Bucareste, Houston e Marraquexe (todos de terra batida) ocupam esse lugar.

As principais razões que a ATP apresenta para a exclusão do Estoril Open coincidem com as que João Zilhão apresentou: o aumento da duração de dois Masters 1000 - de Montréal e Cincinnati - para 12 dias, assim como a 'promoção' de três provas para a categoria 500 - Dallas, Doha e Munique, passando do circuito a contar com 16 eventos deste tipo e não 13 como acontece em 2024.

Ao contrário do que aconteceu com o Estoril Open, as alterações do calendário provocaram um reagendamento de dois torneios. O ATP 500 de Hamburgo passa a ser disputado em maio, e não em julho, uma semana antes do Grand Slam de Roland Garros. O torneio de Los Cabos, no qual Nuno Borges foi eliminado por Casper Ruud, realizar-se-á em julho e não em fevereiro. Já o ATP 250 de Córdoba relocaliza-se para Maiorca e continua a funcionar como preparação para Wimbledon.

Parágrafo da ATP referente à exclusão do Estoril Open:

«Em resultado de múltiplas alterações de calendário, o torneio do Estoril, que não é membro da ATP mas que tem operado sob uma licença ATP desde 2015, não consta atualmente no calendário. Após muitos anos de colaboração bem-sucedida, a ATP e o torneio continuam a explorar todas as possibilidades para tentar encontrar uma solução para que o conceituado evento se realize em 2025 e posteriormente.»