Atleta olímpico morre na guerra na Ucrânia
Oleksandr Pielieshenko (IMAGO / Pixsell)

Atleta olímpico morre na guerra na Ucrânia

MODALIDADES06.05.202423:17

Halterofilista ucraniano, Oleksandr Pielieshenko, que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, faleceu na linha da frente

A Federação Ucraniana de Halterofilismo deu, esta segunda-feira, uma notícia que deixou todo o país de luto. O halterofilista Oleksandr Pielieshenko, que participou nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), foi morto na linha da frente da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Pielieshenko, de 30 anos, alistou-se no exército ucraniano em fevereiro de 2022, no início da ofensiva militar russa. O atleta foi bicampeão europeu da sua modalidade em 2016 e 2017. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ficou em quarto lugar na categoria de 85 quilos.

«É com grande tristeza que informamos que o coração do grande desportista ucraniano Oleksandr Pielieshenko deixou de bater», informou a Federação Ucraniana de Halterofilismo.

Victor Slobodianiuk, treinador da equipa ucraniana de halterofilismo, também deixou as suas condolências numa publicação nas redes sociais: «A guerra leva os melhores... Oleksandr Pelyeshenko, Mestre de Desportos da Ucrânia, bicampeão europeu (2016, 2017) e atleta olímpico de halterofilismo, foi morto heroicamente ao defender a Ucrânia dos invasores. Apresento as minhas sinceras condolências à família e aos amigos do Oleksandr, uma perda muito pesada para toda a comunidade do halterofilismo na Ucrânia. Os heróis nunca morrem»

A publicação do treinador de Pielieshenko: