Mercado FC Porto: empréstimo de Gonçalo Borges em stand by
Gonçalo Borges perdeu espaço nos últimos jogos. Foto: IMAGO

Mercado FC Porto: empréstimo de Gonçalo Borges em stand by

MERCADO08.01.202422:58

Extremo negociado com o Lille, mas ainda sem acordo

Ainda não foi esta segunda-feira que Gonçalo Borges teve autorização do FC Porto para se juntar ao Lille por empréstimo.

Na origem do impasse está o valor da cláusula de opção de compra, que o FC Porto quer fixar em 20 milhões de euros e os franceses baixar para metade, garantindo o pagamento do salário do extremo, sabe A BOLA. Os contornos financeiros da taxa de empréstimo também não agradam ao Lille, mas as negociações ainda não caíram. 

O L´ Équipe dá também conta de que o travão nas negociações está relacionado com os termos gerais do valor do empréstimo. Da parte do jogador e de quem o representa há convicção de que a situação irá ser desbloqueada em breve, porque Gonçalo Borges vê o salto para o Lille como uma boa oportunidade para jogar com mais regularidade, além de ser um pedido pessoal de Paulo Fonseca. 

Uma cláusula de 10 milhões dá margem para o Lille investir em Gonçalo Borges no final da época, se o jogador atingir o nível que dele se espera. Contudo, a SAD tem como ponto de referência a cláusula baixa de Diogo Leite quando foi cedido a Union Berlim – 7,5 milhões de euros. O central acabou por valorizar-se imenso na Bundesliga e os alemães não hesitaram em acionar a cláusula de compra. 

Não há pressa por parte do FC Porto em fechar este dossiê, na medida em que o jogador continua a estar no plantel e até pode ser utilizado no jogo da Taça de Portugal com o Estoril, agendado para esta terça-feira. Por outro lado, há muitos clubes interessados na cedência de Gonçalo Borges, mas o Lille é, sem dúvida, o mais persistente.