Portugal vai contribuir com 107 polícias na segurança dos Jogos Paris-2024
Fotografia Psaila Jean-Michel/Imago

Portugal vai contribuir com 107 polícias na segurança dos Jogos Paris-2024

JOGOS OLÍMPICOS05.04.202418:16

GNR e PSP confirmaram que irão enviar, faseadamente, vários elementos, muitos dos quais em funções especializadas, para as quatro cidades francesas que irão acolher competições olímpicas

Tal como irá acontecer com muitos outros países Europeus que já haviam anunciardo a colaboração, tendo a Hungria sido o primeiro a anunciar publicamente, Portugal também vai enviar 54 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 53 agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) para reforçar o dispositivo de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024, confirmaram esta sexta-feira à agência Lusa as autoridades nacionais.

Questionada, a GNR confirmou o destacamento de «54 militares para apoiar e reforçar as autoridades policiais francesas na operação de segurança aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos» em Paris «no âmbito da cooperação policial internacional e em resposta ao pedido de colaboração efetuado».

«A GNR irá assegurar o reforço do policiamento, de uma forma conjunta e integrada com as forças e serviços de segurança francesas, através de ações de patrulhamento apeado e a cavalo, de segurança e fraude documental, de controlo de fronteiras e de deteção de explosivos com binómios cinotécnicos, nas cidades de Paris, Bordéus, Marselha e Chateauroux, detalhou ainda a força militar.

Quanto à PSP conta enviar um contingente com 53 polícias, para apoiar as forças de segurança francesas nos Jogos, que decorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.

 «A PSP vai enviar um contingente de 53 polícias para França, no âmbito dos Jogos Olímpicos, em apoio às forças de segurança francesas. O contingente de polícias sairá de Portugal, desfasadamente, a partir do dia 23 de julho e terá o regresso, também ele desfasado, até 12 de agosto», explicou a polícia.

 À Lusa, a fonte da força policial explicou que o contingente nacional vai contar com equipas especializadas em cinotecnia e em inativação de engenhos explosivos, bem como polícias com a especialidade em patrulhamento e segurança em transportes públicos, entre as demais valências da PSP.

Até ao momento, Portugal assegurou 40 quotas para os Jogos de Paris-2024 nas modalidades de atletismo, canoagem, ciclismo, equestre, ginástica, natação, surf, ténis de mesa, tiro com armas de caça, triatlo e vela. Os Jogos Paralímpicos Paris-2024 decorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro.