Mary Lou Retton está a lutar pela vida
Mary Lou Retton nos JO de 1984 (IMAGO)

Mary Lou Retton está a lutar pela vida

OLIMPISMO11.10.202323:22

Considerada uma das melhores ginastas da história, contraiu «uma rara forma de pneumonia», revelou a filha

A norte-americana Mary Lou Retton, 55 anos, campeã olímpica no concurso geral nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 e considerada uma das melhores ginastas da história, está a lutar pela vida na Unidade de Cuidados Intensivos (UTI) dum hospital do Texas após ter contraído «uma rara forma de pneumonia», revelou no Instagram a sua filha McKenna Kelley.

Primeira norte-americana a vencer o concurso geral olímpico

McKenna, 26 anos, igualmente ginasta, explicou ainda que Mary Lou «não consegue respirar sozinha» e está na UTI há mais de uma semana. Além da medalha de ouro, Retton ganhou mais quatro medalhas olímpicas em 1984, duas de prata e duas de bronze. Após os JO de Los Angeles e tendo ganho a primeira medalha de ouro olímpica para os Estados Unidos no concurso geral, tornou-se uma das mais populares atletas do país.

As filhas de Retton postaram outra mensagem no Instagram dizendo que sua mãe «continua a lutar» e agradeceram aos milhares de pessoas que doaram dinheiro para ajudar a pagar as contas médicas. 

«Nem sabíamos que existem tantas pessoas por aí que a amam tanto quanto nós», disse McKenna. «Tem sido um momento muito difícil para nossa família. E apenas ver que as pessoas a amam assim e mostrar a ela esse apoio significou muito para nós e para ela, então, obrigado», concluiu.

Quase 5.000 pessoas doaram mais de 275 mil dólares (250 mil euros) nas 24 horas seguintes desde que a família lançou uma campanha de fundos na passada terça-feira. A família disse que Retton não tem seguro médico e anunciou que estava a pedir doações – com uma meta inicial de 50 mil dólares – para ajudar a pagar os cuidados da campeã olímpica de 1984.