Estafetas 4x400 metros tentam apuramento para Paris-2024 nos Mundiais de Bahamas
Portugal ficou no quarto lugar da estafeta masculina nos Mundiais 'indoor' de Glasgow (IMAGO/Beautiful Sports)

Estafetas 4x400 metros tentam apuramento para Paris-2024 nos Mundiais de Bahamas

ATLETISMO16.04.202416:56

Federação Portuguesa de Atletismo avançou com a convocatória de nove atletas para as vertentes feminina e mista

A Federação Portuguesa de Atletismo anunciou esta terça-feira que Portugal vai participar nos 4x400 metros mistos e femininos nas Estafetas Mundiais, nas Bahamas, com «objetivo de qualificação» para os Campeonatos da Europa de Roma-2024 e Jogos Olímpicos de Paris-2024.

São nove os atletas que vão representar Portugal no evento desportivo que decorre entre 4 e 5 de maio, em Nassau, sete do Sporting e dois do Benfica. Cátia Azevedo (Sporting), Fatoumata Diallo (Benfica), João Coelho (Sporting), Omar Elkhatib (Sporting), Ricardo dos Santos (Benfica) e Vera Barbosa participam nas estafetas mistas, sendo que a última junta-se a Carina Vanessa (Sporting), Juliana Guerreiro (Sporting) e Sofia Lavreshina (Sporting) para a prova feminina.

Refira-se que a comitiva lusa será liderada por Fernando Tavares, integrando ainda o treinador Victor Zabumba e Inês Dias, no departamento médico.

Qualificam-se para os Jogos Paris2024 as 14 primeiras equipas nas World Athletics Relays e as duas melhores do ranking, em ambas as vertentes, enquanto para Roma2024 se apuram as 16 melhores, uma quota reduzida para metade nos mistos.

Portugal fez a estreia na competição de estafetas mistas em Campeonatos do Mundo em Budapeste-2023, com o 16.º e último lugar, com Omar Elkhatib, Cátia Azevedo, Ricardo dos Santos e Fatoumata Diallo a cumprirem as quatro voltas à pista húngara em 3.15,75 minutos.

Em 2024, nos Mundiais ‘indoor’ de Glasgow, os lusos ficaram no 4.º lugar na agora ausente estafeta masculina, mesmo com Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos, João Coelho e Omar Elkhatib a estabelecerem um novo recorde nacional (3.06,57 minutos).

No feminino a seleção portuguesa não foi além do nono e último posto, mesmo estabelecendo uma nova melhor marca portuguesa (3.31.93 minutos).