Villas-Boas: «O presidente continua a esconder a realidade aos sócios»
André Villas-Boas (foto: SOHAUMPORTO)

Villas-Boas: «O presidente continua a esconder a realidade aos sócios»

NACIONAL22.04.202421:42

Candidato pela lista B diz que o FC Porto está em incumprimento financeiro com a UEFA

Em entrevista ao Jornal da Noite, da SIC, André Villas-Boas voltou a abordar a situação financeira do FC Porto.

«Da informação que reconhecemos sim, está [em incumprimento financeiro]. Haverá e uma pena suspensa de três anos. O presidente continua a esconder a realidade aos sócios porques abe que a coima existe. Será um fator de pressão para a nova direção», sublinhou o candidato pela lista B.

Sensações a cinco dias das eleições

«Há uma massa enorme de associados que ainda não regularizou as quotas para estar no ato eleitoral. O primeiro passo é fazer apelo aos sócios para regularizarem as quotas, para que universo votante seja massivo e que estas eleições sejam as mais votadas de sempre do FC Porto. Voltando atrás, à questão da tomada de posse, é importante uma transição mais rápida, suave, que dignifique o presidente e o que fez pelo clube, que merece respeito e admiração, mas que se produza o mais rápido possível e que sejam respondidas todas as questões.»

Transição rápida

«Pelos estatutos, são 15 dias para a tomada de posse, sem querer levantar a bandeira da vitória... Será importante uma transição rápida e que dignifique o que o presidente fez pelo clube, e que sejam respondidas todas as questões.»

Presença policial no dia 27

«Todos sabemos que aconteceu a 13 de novembro na AG. Segurança, transparência do ato eleitoral, organização dos delegados, controlo da urnas...não tenho dúvidas, mas perguntamos de forma frequente a Lourenço Pinto. Tem sido positivo. Ainda hoje perguntamos pela presença da PSP onde estarão as mesas de voto.»

Incidentes na AG de 13 de novembro: pediu a alguém para filmar?

«Não. Não pedi para filmar. Se quiser filmar esta entrevista ninguém o vai impedir, não esperaria que alguém viesse por trás e lhe tirasse o telemóvel, estamos num mundo livre. Pinto da Costa pediu para filmar as eleições? Isso não vai ser permitido, segundo o regulamento.»

Saída do FC Porto em 2011 para o Chelsea

«São momentos diferentes. Tive uma proposta para sair e foi paga a peso de ouro por uma cláusula de rescisão que só há pouco foi batida em termos de treinadores. Falei com o Fc Porto sobre isso, Antero Henrique estava bem ciente do que se estava a passar, discutimos a hipótese de continuar. Essa ferida aberta já foi sarada há muito tempo e os sócios que querem mudança já me recebem de braços abertos.»

Limitação de mandatos

«Pode ser lançado pelos sócios ou pelo Conselho Superior, em linha com a mudança estatutária de 13 de novembro, o único problema foi a altura em que foi proposta e o retirar de direitos de pessoas que tinham capacidade de voto. Os sócios revoltaram-se e apresentaram-se de forma massiva. Acredito que haja uma revisão de estatutos e deve ser lançada imediatamente.»

Zubizarreta deixou o Barcelona com problemas financeiros

«Isso é um bocado ingrato e ainda hoje o presidente Bartomeu fez um mea culpa. Sei perfeitamente o que aconteceu em Marselha. Houve muita imposição do Rudi Garcia relativamente às transferências. Andoni sabe perfeitamente o que quero, a cultura desportiva que quero implementar. Aqui adaptamo-nos à realidade do clube e temos de olhar para a formação. Também podia perguntar quantos jogadores da formação do Barcelona passaram para a equipa principal. Podemos ver o copo de duas maneiras. É ingrato colocar em causa as suas capacidades.»