V. Guimarães: Meio-campo a dois  dividido por... três
Regresso de Tiago Silva após castigo volta a 'complicar' a vida a Álvaro Pacheco (Foto Vitória SC/Facebook)

V. Guimarães: Meio-campo a dois dividido por... três

NACIONAL16.11.202323:39

Dani Silva, Handel e Tiago Silva com elevada utilização no ‘miolo’ e com rotação permanente; indisponíveis facilitam escolhas de Álvaro Pacheco

No 3-4-3 do Vitória de Guimarães, a zona central do meio-campo é ocupada por dois jogadores de alta rotação que consigam fazer várias piscinas por jogo, na posição designada por box-to-box - de uma área à outra. 

Dani Silva, Tomás Handel e Tiago Silva têm sido os mais escolhidos para ocuparem estes lugares. Sendo que Tiago também pode jogar, e já o fez, mais adiantado no terreno. 

Nos últimos três jogos, não se colocou a dúvida, com Álvaro Pacheco a ter a vida mais facilitada, devido ao castigo pesado aplicado a Tiago Silva, após a expulsão - vermelho direto - na partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Moncarapachense. 

Assim, Dani Silva e Tomás Handel foram titulares e contribuíram ativamente para a equipa, para além do habitual trabalho que a posição exige. No jogo caseiro com o Chaves (jornada 9), Dani fez duas assistências na goleada de 5-0 e Handel marcou, sendo que também já tinha faturado na Taça. 

Os números indicam a alta rotação destes jogadores. Dani Silva já foi utilizado em 13 jogos, dos 15 da equipa, somando total de 860 minutos, com dez titularidades. Tomás Handel participou, igualmente, em 13 partidas - 11 como titular -, contabilizando 985 minutos. Já Tiago Silva conta com onze utilizações, dez como titular, perfazendo 793 minutos. 

Três galos para dois poleiros, contexto que coloca Álvaro Pacheco ante decisão difícil no regresso à competição no próximo dia 25, na receção ao Lank Vilaverdense, em mais um dérbi minhoto, agora para a Taça de Portugal, dado que Tiago Silva já cumpriu os três jogos de castigo. 

Apesar de eventualmente ter de deixar um destes jogadores de fora, o treinador de 52 anos até tem a vida um pouco facilitada, já que Telmo Arcanjo (recupera de uma cirurgia ao joelho) e André André, (lesão muscular) têm estado indisponíveis para darem o contributo à equipa.