Uma bomba 'matou' os flavienses nos descontos (crónica)
Portimonense festeja vitória em Chaves. Foto: PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Chaves-Portimonense, 2-3 Uma bomba 'matou' os flavienses nos descontos (crónica)

NACIONAL07.04.202420:29

Golo permitiu aos algarvios virarem o marcador; Chaves esteve em vantagem por duas vezes e fica com a vida cada vez mais complicada

O Portimonense deu um bom passo na fuga aos lugares de descida direta, vencendo com remontada no marcador. Os flavienses estiveram duas vezes a vencer, mas não conseguiram segurar as vantagens, ficando numa posição delicada na luta pela manutenção. Um objetivo que ficou mais difícil.

Pressionadas pela classificação, o medo de errar tolheu os movimentos das duas equipas e o jogo foi parco em oportunidades até ao intervalo. O Chaves foi mais feliz e abriu o marcador na primeira vez que se aproximou da baliza do Portimonense, de grande penalidade, por falta de Alemão sobre Raphael Guzzo. Hector Fernández não perdoou e colocou os flavienses em vantagem. O Portimonense tentou reagir e esteve perto do empate por Fukui, num tiro que passou próximo da barra. Dois lances que resumem a 1.ª parte, que foi intensa fisicamente, mas fraca na qualidade do futebol praticado e em lances de perigo para as balizas.

E que tão diferente foi a 2.ª parte, para muito melhor, com lances de perigo nas duas balizas, golos e emoção. O Chaves começou por cima, o Portimonense reagiu e chegou ao empate após um erro de Vasco Fernandes e Rodrigo Moura que foi aproveitado por Carlinhos. Mas rapidamente os flavienses colocaram-se novamente em vantagem, com João Correia a finalizar uma grande abertura de Guima e os algarvios a partirem de novo atrás do resultado e a intensificarem a pressão. Pedrão acertou na barra e o 2-2 surgiu por Midana Cassamá na sequência de uma bola parada e após substituições no Chaves que foram muito contestadas pelos seus adeptos. Com os algarvios claramente por cima, Jô Batista, nos 90 minutos, ainda agitou as bancadas, mas o golo foi anulado por fora de jogo de João Correia no início do lance. E, na jogada imediata, Igor Formiga encheu o pé de fora da área e deu os três pontos ao Portimonense, num final de jogo muito emotivo.