Treinador do Casa Pia assume que Vasco Fernandes pediu para sair

Treinador do Casa Pia assume que Vasco Fernandes pediu para sair

NACIONAL07.01.202415:41

Capitão dos Gansos está a caminho do Chaves; Pedro Moreira fez ainda a antevisão ao jogo com o Moreirense, marcado para esta segunda-feira

O treinador do Casa Pia assumiu, em conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Moreirense, que Vasco Fernandes pediu para sair. O capitão dos Gansos está a caminho do Chaves, como A BOLA já adiantou.

Questionado sobre o episódio, o técnico enalteceu o histórico e relevância do jogador para o clube, mas considerou injusto desvalorizar o trabalho realizado pelos seus concorrentes por um lugar no eixo defensivo dos lisboetas.

«Estamos a falar de um jogador importante, que ajudou o clube a atingir patamares onde não estava há muitos anos. Ajudou e fez parte da história. Neste momento, houve um desejo dele sair do clube. Decidimos que só depois do jogo de segunda-feira o assunto será resolvido. Se ele estiver na convocatória, fará parte do grupo, se não estiver, é porque não fará», referiu Pedro Moreira.

«Acho que há uma questão muito importante, sempre que falamos de um jogador de uma posição, esquecemo-nos de outros jogadores que jogam na mesma posição. Há que dar mérito a quem está a jogar, mas há também que dar mérito aos que estão a lutar. Estamos a falar do Fernando Varela, do João Nunes, do Zolotic, do Isaac, do Duplexe Tchamba e do Vasco», generalizou, destacando a importância de cada um. 

Quando há um jogador que sai para entrar outro é por outra razão, enquanto as coisas estão neste patamar, não irei falar em situações hipotéticas», acrescentou o técnico do Casa Pia, que ainda assinalou que a mudança tática e, mais particularmente, na mudança da linha defensiva não é o essencial, salientando que o que realmente importa para a equipa são o seu processo e rotinas.

«Confesso-vos que não é pelo sistema tático, porque muitas vezes trabalhamos com uma linha de cinco, com um médio a entrar naquele espaço, há muitas vezes em que saímos a três da primeira fase de construção... não é isso», vincou.

O técnico casapiano pronunciou-se sobre a ausência de Beni Mukendi, que se encontre em representação de Angola para disputar a Taça das Nações Africanas, mas também lembrou os casos de Yuki Soma e Duplexe Tchamba.

O extremo japonês e o central camaronês não fazem parte das escolhas dos respectivos selecionadores para a Taça Asiática e a CAN, respetivamente, e Pedro Moreira pretende mantê-los motivados.

«Da minha parte há alguma felicidade, como vocês devem imaginar (risos), mas o ânimo deles é, também, muito importante perante estas situações. Posso confidenciar, sem problema, que muitas vezes falo com os jogadores e lhes digo que a carreira deles é feita de desempenhos e de números», declarou, revelando ter conversado individualmente com os dois atletas no sentido de manter a sua moral em alta para alcançarem os seus objetivos.