Sporting aplica sete em dérbi lisboeta e recoloca-se no topo
A equipa do Sporting celebra a obtenção de um golo na Liga de futsal. Foto: Sporting Clube de Portugal.

Sporting aplica sete em dérbi lisboeta e recoloca-se no topo

FUTSAL16.03.202422:47

Leões golearam o Belenenses com sete golos sem resposta e...cinco bolas nos ferros; liderança volta a estar partilhada com o SC Braga, que derrotou o Fundão também este sábado

O Pavilhão João Rocha recebeu um dérbi lisboeta para o qual o Sporting partia como amplo favorito e justificou-o ante o Belenenses, penúltimo classificado que não conseguiu resistir à superioridade leonina, que já se verificava na primeira parte, com três golos e…quatro bolas nos postes, e se confirmou, com naturalidade, na segunda, com mais quatro golos e um incontestável 7-0.

O equilíbrio no resultado entre os dois vizinhos lisboetas prolongou-se apenas pelos primeiros cinco minutos de jogo, nos quais o Belenenses conseguiu ainda criar perigo em duas incursões, tal como o Sporting que aos 5 minutos abriu o marcador…e o caminho para uma vitória incontestável com um desvio oportuno de Hugo Neves, à boca da baliza, após potente recarga de Tatinho.

A partir daí registou-se domínio acentuado do Sporting e uma invulgar apetência pelos ferros que começou aos 9 minutos num lance inusitado no qual Rafa Félix atirou aos dois postes antes de a bola ficar presa atrás do pescoço do guarda-redes visitante, Carlos Paulo, e pouco depois, aos 11’, foi Wesley quem acertou no poste direito numa tentativa com a cabeça.

Para desconsolo do Sporting, não houve duas sem três e, aos 12 minutos, também Pany Varela batizou o poste esquerdo após boa diagonal a partir da esquerda, segundos antes de os verdes e brancos conseguirem, finalmente, ultrapassar essa malapata com o 2-0, da autoria de Taynan, que foi servido por reposição manual do guarda-redes Henrique Rafagnin, dispôs de espaço para progredir e rematou colocado.

O 2-0 conferia um pouco mais de justiça à prestação sportinguista, mas os ferros voltaram a ser opositores da equipa local, desta feita aos 17’ perante uma tentativa de longa distância de Alex Merlim, procurando aproveitar a ausência de guarda-redes na baliza do Belenenses, que na altura jogava em 5x4. O terceiro golo não aconteceu nesse momento, mas confirmar-se-ia momentos depois, através de rotação de Zicky Té para disparo certeiro após ter sido solicitado por João Matos também em zona frontal.

A diferença entre os dois conjuntos estava criada ainda antes do intervalo e a segunda parte serviu de confirmação da goleada do Sporting, que aumentou aos 24 minutos por Rafa Félix, que marcou o seu primeiro golo oficial pela equipa verde e branca num lance de insistência sobre a linha de golo, e chegou à mão cheia aos 29’ após um muito bom trabalho de pivô de Zicky, que segurou a bola e serviu de tabela para distribui-la para que Wesley atirasse para o fundo das redes azuis.

Até final, o Sporting ainda chegou ao sexto golo, por Diogo Santos, que não desperdiçou perante a boa situação em que o passe em desmarcação de Hugo Neves, e Taynan assinou o sétimo golo, a 24 segundos do soar da campainha e não sem antes ter atirado…ao ferro, pela quinta vez.

Uma goleada ajustada que justificou a superioridade dos leões, que desta forma se mantiveram colados ao SC Braga na liderança, visto que os minhotos haviam goleado o Fundão (5-1). Por seu turno, o Belenenses segue na penúltima posição, a oito pontos da primeira equipa em zona de salvação (o Fundão), vendo-se obrigado a recuperar nove pontos em doze que faltam disputar-se na fase regular do campeonato de forma a evitar a despromoção à II Divisão, juntando-se ao Candoso, já relegado ao escalão inferior e ainda sem pontos somados.