Sporting: Amorim abre porta da Taça aos mais jovens
Franco Israel, guarda-redes uruguaio de 23 anos. SPORTING CP

Sporting: Amorim abre porta da Taça aos mais jovens

NACIONAL19.10.202320:41

Jovens menos utilizados espreitam oportunidade frente ao Olivais e Moscavide; Franco Israel corre na frente para defender a baliza; Eduardo Quaresma, Iván Fresneda e Dário Essugo querem lugar no onze inicial de Rúben Amorim

Taça de Portugal é sinónimo de rotação, sobretudo quando estão frente a frente equipas de níveis tão diferentes. O Sporting, líder Liga, visita o Olivais e Moscavide, um dos três emblemas da distrital ainda em prova. É, por isso, natural que Rúben Amorim mexa na equipa e dê oportunidades a jogadores menos utilizados...a começar no guarda-redes. 

Franco Israel é presença praticamente certa na baliza leonina este sábado, às 20.45 horas. O jogador de 23 anos esteve recentemente ao serviço da seleção do Uruguai (não somou qualquer minuto) e apenas regressou aos treinos esta quinta-feira. Nada que impeça a titularidade do guardião, que esta temporada ainda não jogou, e em quem Rúben Amorim deposita grandes esperanças. No início da época, o treinador leonino afirmou que Franco Israel vai ter mais oportunidades e esta deve ser a primeira. De recordar que o ex-jogador da Juventus alinhou em oito partidas na época passada e foi titular nas últimas duas jornadas do campeonato, uma delas diante do Benfica. Adán estava castigado e Amorim assegurou a titularidade do sul-americano, mesmo que o espanhol fosse despenalizado. 

À frente de Franco Israel, no centro da defesa, também vai haver mexidas. Ousmane Diomande está castigado e não é opção para a estreia na prova rainha. Eduardo Quaresma perfila-se como um possível substituto do internacional costa-marfinense. Quando Diomande foi expulso na partida diante do Arouca, o jovem jogador português foi lançado na segunda parte para compensar a ausência do companheiro de equipa. No entanto, esteve menos de meia-hora em campo, tendo sido substituído por Luís Neto por questões estratégicas. Rúben Amorim justificou a opção com o facto de o  defesa formado em Alcochete já ter amarelo e com os cruzamentos perigosos do Arouca, sendo Neto um jogador mais forte a defender esse tipo de situações. Frente ao Olivais e Moscavide é expectável que o Sporting passe a maior parte do tempo a atacar e que os sobressaltos defensivos sejam menores. Esta pode ser uma boa oportunidade para Amorim dar minutos e confiança a Eduardo Quaresma, que tarda em afirmar-se de leão ao peito. 

Do centro da defesa passamos para a ala direita, onde Iván Fresneda espreita a titularidade. Contratado ao Valladolid por 9 milhões de euros, mais dois milhões por objetivos, o ala espanhol de 19 anos é dos reforços sonantes para esta época e ainda só participou em três jogos (SC Braga, Sturm Graz e Atalanta). Apenas foi opção inicial na derrota com os italianos, em Alvalade, encontro em que não esteve particularmente feliz. Ainda procura ritmo e entrosamento com a equipa e nada mehor do que um jogo de grau de dificuldade baixo para dar esse passo e mostrar-se aos adeptos, que até agora viram muito pouco da jovem promessa. 

Mais ao lado, na zona central, o ponto de interrogação é maior mas o nome de Dário Essugo surge como hipótese. O médio de 18 anos ainda não fez qualquer jogo pelo Sporting esta época e apenas somou minutos pela Seleção sub-21 — nesta última paragem jogou 67’ no 6-1 à Bielorrússia e não saiu do banco frente à Grécia. Lançado por Amorim quando tinha apenas 16 anos, Essugo é visto como jogador de futuro e a quem os responsáveis leoninos reconhecem potencial para um dia ser dono da posição de médio defensivo. Porém, tem tido sempre forte concorrência. É caso para perguntar: Se não tiver uma oportunidade agora, quando é que vai ter?