Sérgio Conceição: «Pepe com meia perna joga»
Pepe saiu com queixas musculares do jogo com o Shakhtar Donetsk (Foto DR)

Sérgio Conceição: «Pepe com meia perna joga»

NACIONAL13.12.202322:55

Técnico do FC Porto feliz com a equipa e com a passagem aos oitavos e antecipa o encontro contra o Sporting

Após a vitória por 5-3 frente ao Shakhtar, que ditou a qualificação do FC Porto para os oitavos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição mostrou-se satisfeito com o trabalho da sua equipa, e considerou que o clube da Invicta podia ter terminado a fase de grupos em primeiro.

«A equipa trabalhou bem naquilo que era a pressão alta na primeira fase de construção. Os jogadores absorveram a mensagem, e o resto depende da dedicação e da determinação deles. Não foi um jogo perfeito, houve erros, situações que temos de continuar a trabalhar para evoluir como equipa, as tarefas de cada um no jogo, com e sem bola, mas faz parte do trabalho diário. Tenho de dar uma palavra aos jogadores, o FC Porto mereceu a qualificação, num grupo difícil: o Shakhtar é uma equipa que foi crescendo ao longo da fase de grupos, o Barcelona até já estava qualificado, mas perdeu hoje. Merecíamos mais que o Barcelona, merecíamos acabar não com os mesmos pontos, mas com mais um ou dois pontos à frente, mas é o que é. Futebol é isto. Quero dar os parabéns a todo o grupo de trabalho, é importante referir isto. Agora é continuar a nossa luta, olhar para os erros e trabalhar diariamente para dar uma boa resposta já com o Sporting», disse o técnico, em declarações ao Porto Canal.

Questionado sobre qual é o objetivo dos azuis e brancos agora que chegaram aos oitavos de final, Sérgio Conceição foi taxativo: «O objetivo é sempre o mesmo, é ganhar todos os jogos».

O treinador acrescentou ainda: «Quando for o sorteio, vamos olhar para a equipa que sair, vamos trabalhar para a enfrentar e o que posso garantir é que os jogadores vão dignificar a camisola que vestem, na atitude que têm de pôr em campo, isso e inegociável para mim. Como sabem, há jogos que fazemos – por exemplo, contra o Barcelona tivemos grande caudal ofensivo e não fizemos golos [primeira mão], e há outros em que se calhar atacamos menos e fazemos mais golos. Futebol é isto. O mais importante não é começar a pensar a médio e longo prazo, mas olhar para o dia de amanhã, perceber o trabalho que temos de fazer, e ser melhores.»

O FC Porto tem um importante jogo contra o Sporting já na próxima semana, e Conceição ainda não sabe se vai poder contar com todos os jogadores e, nomeadamente, com Pepe: «Não sou médico, tenho muito pena, mas sou treinador de futebol. Ainda não falei com eles, mas o Pepe com meia perna joga, por isso se não jogar é porque não pode mesmo, e nesse caso, haverá outro que dará o contributo à equipa com o mesmo espírito.»