Futebol Feminino «Momento importante para a igualdade entre homens e mulheres também no futebol»

FUTEBOL FEMININO22.02.202316:33

Em nota divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa saudou «calorosamente» esta quarta-feira o inédito apuramento de Portugal para a fase final de um Campeonato do Mundo de futebol feminino da FIFA, ao vencer os Camarões por 2-1 em Hamilton (Nova Zelândia), na final do Grupo A do ‘play off’ de apuramento intercontinental para a prova.

«O Presidente da República saúda calorosamente a Seleção Nacional de Futebol Feminino, pelo passo inédito no futebol português, ao apurar-se para a fase final do Mundial de Futebol que se irá realizar, este ano, na Austrália e Nova Zelândia», lê-se na nota divulgada no site da Presidência da República.

«O Presidente da República, tal como fez com a Seleção Nacional de Futebol Masculino, irá receber a Seleção Nacional de Futebol Feminino no Palácio de Belém», anunciou desde já o órgão de soberania.

Depois, no Picadeiro Real, em Belém (Lisboa), e em declarações complementares à imprensa, ainda não sabia o dia em que a Seleção estará de volta a Lisboa, o que a FPF confirmou entretanto: sexta-feira, dia 24, 12.30 horas no aeroporto de Lisboa. «Mas já combinei com o senhor presidente da Federação [Fernando Gomes] recebê-las», adiantou o mais alto magistrado da nação, depois de, nas várias qualificações da Seleção masculina, e em ocasiões especiais, sempre receber a equipa das quinas.

«A qualificação da Seleção feminina de futebol para o Mundial é um facto inédito. É um momento muito importante para a igualdade entre mulheres e homens, também no futebol. E lá estaremos todos, em espírito, e, os que pudermos, presencialmente, ou na Austrália, ou na Nova Zelândia, a acompanhar a Seleção», complementou o mais alto magistrado da nação, já a remeter para a fase final do Mundial Austrália/Nova Zelândia-2023, de 20 de julho a 20 de agosto, com 32 seleções.

Portugal ficou englobado no Grupo E, que será disputado na Nova Zelândia, e que engloba os EUA (campeão mundial), Países Baixos (vice-campeão mundial) e Vietname, e irá jogar os três jogos da fase de grupos a 23 de julho, estreando-se ante os Países Baixos em Dunelin, e defrontando, depois, o Vietname em Hamilton a 27 de julho e os EUA em Auckland, a 1 de agosto.