Man. City-Chelsea: Pochettino procura nova final e Guardiola mais um título
Pep Guardiola a falar com Mauricio Pochettino no Manchester City 1-1 Chelsea, em jogo da Premier League (Imago)

ANTEVISÃO Man. City-Chelsea: Pochettino procura nova final e Guardiola mais um título

INTERNACIONAL20.04.202408:00

‘Blues’ perderam o jogo decisivo da Taça da Liga inglesa, frente ao Liverpool, e ‘citizens’ conquistaram este troféu, na edição anterior

O Manchester City e o Chelsea defrontam-se para as meias-finais da Taça de Inglaterra, em Wembley, com ambos os treinadores a quererem marcar presença na final, onde podem encontrar o Manchester United ou o Coventry.

Esta época, os dois jogos entres estes dois clubes para a Premier League terminaram empatados: primeiro um empate a quatro bolas, numa partida eletrizante, em que Cole Palmer (ex-Man. City) converteu uma grande penalidade, aos 90+5 minutos, para salvar um ponto em Stamford Bridge. E depois uma igualdade a uma bola, no Etihad, com Sterling a também marcar frente à sua ex-equipa, mas Rodri fez o golo do empate, ao minuto 83.

Manchester City

O campeão em título do campeonato inglês recuperou a liderança da liga na última jornada, após vencer o Luton Town (5-1), aproveitando as derrotas caseiras de Arsenal e Liverpool, frente a Aston Villa (0-2) e Crystal Palace (0-1), respetivamente.

No entanto, vêm de uma eliminação para a Liga dos Campeões, nos quartos de final frente ao Real Madrid, nas grandes penalidades, afastando assim as possibilidades de repetirem o inédito triplete, que conseguiram na temporada passada.

Para chegarem aqui, os citizens eliminaram o Huddersfield (5-0), Tottenham (0-1), Luton Town (2-6) e Newcastle (2-0), que, curiosamente, os eliminaram da Taça da Liga inglesa, logo na primeira fase, nos 16 avos de final.

O conjunto orientado por Pep Guardiola quer conquistar novamente esta competição, tal como fez no ano passado, precisamente frente ao rival de Manchester (2-1), com um bis de Gundogan, agora no Barcelona.

Onze provável: Ortega, Aké, Stones, Rúben Dias, Rico Lewis, Rodri, Kovacic, Bernardo Silva, Doku, Foden e Álvarez

Lesionados (em dúvida): Kevin De Bruyne e Erling Haaland

A figura: Phil Foden

Com Erling Haaland e Kevin De Bruyne a terem alguns problemas físicas nesta temporada, foi Phil Foden quem se tem destacado, ao contribuir diretamente para 32 golos: 22 golos e 10 assistências, em 46 jogos. O inglês fez o seu segundo hat-trick da época, no seu último jogo para a Premier League, na vitória frente ao quarto classificado, o Aston Villa (4-1), tendo ainda bisado no dérbi de Manchester (3-1) e decidido o encontro com o Bournemouth (0-1), recentemente.

Bernardo Silva com Phil Foden, a levar a bola do jogo para casa, após o seu hat-trick ao Aston Villa (Imago)

O que disse Guardiola: «Foi um jogo duro, 120 minutos de ação. Alta intensidade dos dois lados. O Erling sentiu alguma coisa, uma questão muscular, o que significou que ele não podia continuar. Vamos ver. O Kevin estava exausto, tendo ficado cinco meses fora, isso é normal. Veremos amanhã, mas está bem. É normal, o número de partidas nesta temporada e em temporadas anteriores… sem muita recuperação e tempo extra… e com a alta intensidade com que nós jogamos. Nós colocamos muita pressão sobre o nosso jogo. Eles são seres humanos, não são máquinas, e às vezes a fadiga aparece.»

Chelsea

Os londrinos estão na nona posição da liga inglesa, com um jogo a menos e a apenas três pontos de Newcastle e Manchester United, sexto e sétimos classificados, respetivamente, lugares que dão acesso à Europa.

Pochettino procura marcar presença na sua segunda final, esta época, após a derrota frente ao Liverpool (1-0), no prolongamento, no jogo decisivo da Taça da Liga inglesa, com golo de Van Dijk a pouco tempo do fim.

Liverpool conquista a Taça da Liga

25 fevereiro 2024, 17:59

Liverpool conquista a Taça da Liga

Van Dijk resolveu duelo intenso marcando o golo da vitória sobre o Chelsea aos 118 minutos. Esta é a 10.ª Taça da Liga dos ‘reds’ e o oitavo troféu de Klopp no comando da equipa inglesa

Para atingirem esta fase da competição, os blues afastaram o Preston (4-0), Aston Villa (3-1, depois de um empate a zero), Leeds (3-2) e Leicester (4-2).

Uma vitória nesta competição seria muito importante para o clube, não apenas porque significaria o regresso aos títulos, após sete finais perdidas consecutivas (a última ganha foi na Liga dos Campeões, precisamente contra o Manchester City, em 2020/21), mas principalmente porque se traduziria no regresso às competições europeias (Liga Europa), após dois anos de ausência.

Onze provável: Petrovic, Cucurella, Chalobah, Thiago Silva, Malo Gusto, Gallagher, Caicedo, Mudryk, Palmer, Madueke e Jackson

Lesionados: Sánchez, Colwill, Fofana, Reece James, Lavia, Nkunku e Ugochukwu

A figura: Cole Palmer

O jovem inglês tem-se provado ao mais alto nível, tendo feito o seu primeiro hat-trick na sua carreira frente ao Manchester United (4-3) e um póquer na goleada ao Everton (6-0), precisamente na última partida. Palmer até já igualou o número de golos de Haaland na Premier League (20), esta época, tornando-se no novo melhor marcador da liga, por ter mais quatro assistências que o norueguês (9 contra 5).

Madueke e Jackson queriam bater o penálti, mas Gallagher (capitão) defendeu o habitual batedor, Palmer (Imago)

O que disse Pochettino: «É verdade que Palmer está a exibir-se a um grande nível. Eu acho que é a sua primeira temporada a jogar consistentemente. Também precisamos de ser cuidadosos, porque ele é jovem e está a crescer. Já jogou duas vezes contra eles na Premier League e é muito agradecido a Manchester City e a Pep Guardiola. Ele fala muito bem deles, não é o tipo de jogar para guardar rancor. Ele percebeu que se queria provar noutro clube e está agradecido ao Man. City por lhe dar a oportunidade de vir para cá.»