Liga: o que falta ao Sporting para bater o seu recorde de pontos
Jogadores do Sporting a celebrarem um golo de Viktor Gyokeres (Imago)

Liga: o que falta ao Sporting para bater o seu recorde de pontos

NACIONAL17.04.202413:24

Leões podem ultrapassar marca histórica do clube… e de todo o campeonato

Com a vitória sobre o Famalicão esta terça-feira, o Sporting chegou à marca de 77 pontos na Liga à 29.ª jornada. A equipa de Rúben Amorim continua de vento em popa rumo ao título, mas, a manter esta forma, pode também quebrar diferentes recordes do campeonato nacional.

Desde que a vitória vale três pontos na Liga – 1995 –, o melhor Sporting que já se viu em termos de pontos conquistados foi em 2015/16, quando Jorge Jesus amealhou 86 que, no entanto, não valeram o campeonato, que foi do Benfica (88 pontos).

Esta época, os comandados de Rúben Amorim têm 77 pontos quando ainda faltam cinco jornadas para o final. Deste modo, o Sporting só precisa de três vitórias para igualar o seu melhor registo de sempre na era em que o triunfo vale três pontos – assim como para ser campeão.

Com esses triunfos, Rúben Amorim também baterá a melhor marca que o próprio estabeleceu ao comando do Sporting, quando ganhou 85 pontos nas duas primeiras épocas completas no emblema verde e branco. Na primeira, conquistou o campeonato, na segunda ficou atrás do FC Porto.

Rúben Amorim com a taça de campeão de 2020/21 (ASF)

Essa época de 2021/22 foi mesmo especial para os dragões, que chegaram à impressionante marca de 91 pontos – a melhor de sempre na Liga.

No entanto, se o Sporting vencer todos os cinco jogos que lhe restam (Vitória de Guimarães, FC Porto, Portimonense, Estoril e Chaves), chegará aos 92 pontos, algo que nunca aconteceu na história do campeonato português.