Klopp comunica decisão de deixar Liverpool no final da época (vídeo)
Jurgen Klopp. Foto: IMAGO

Klopp comunica decisão de deixar Liverpool no final da época (vídeo)

INTERNACIONAL26.01.202410:42

Treinador alemão fala aos adeptos sobre motivos para sair, decisão comunicada ao Liverpool em novembro; toda a equipa técnica sai. «Vamos transformar isto em força», pede

O Liverpool emitiu esta sexta-feira um comunicado em nome do treinador Jurgen Klopp, em que partilha o desejo de deixar o clube no final da época 2023/24. Tinha contrato com o clube da Premier League até 2026.

O alemão está no clube há 8 anos e meio, tendo sido anunciado a 8 de outubro de 2015. Os treinadores adjuntos Pepijn Lijnders e Peter Krawietz, bem como o treinador português Vitor Matos, também deixarão os seus cargos no final da temporada.

«Entendo que seja um choque para muitas pessoas neste momento, mas creio que posso explicar – ou pelo menos tentar explicar. Adoro absolutamente tudo neste clube, tudo na cidade, tudo nos nossos adeptos, na equipa, no staff. Amo tudo. O facto de mesmo assim tomar esta decisão mostra que estou convencido de que é a que tenho de tomar», começou por comentar aos meios do clube. «Digo agora porque estas coisas não se podem manter muito tempo em segredo, incrível como chegou até agora», sublinhou. 

Quando estávamos a conversar sobre possíveis contratações, o próximo local de pré-época, surgiu-me no pensamento: ‘Não tenho a certeza se vou cá estar’

«É que estou, como dizer, a ficar sem energia. Não tenho nenhum problema agora, obviamente, já sabia há muito tempo que teria de anunciar isto em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Estou saudável, tanto quanto se pode estar na minha idade [56 anos]. Pequenas coisas, mas nada com que alguém precise se preocupar, ​Sei que não posso fazer este trabalho constantemente. Depois dos anos que passámos juntos e e pelo respeito que tenho a todos, devo-vos a verdade – e essa é a verdade.»

Sob a sua liderança, o Liverpool conquistou a Liga dos Campeões, a Premier League, o Campeonato do Mundo de Clubes, a Taça de Inglaterra, a Taça da Liga, a Supertaça inglesa e a Supertaça Europeia.

«Comuniquei ao clube em novembro. Tenho que explicar um pouco que assim que a temporada começa, temos de começar logo a planear a próxima, o meu trabalho não é só estar no banco nos jogos. Quando estávamos a conversar sobre possíveis contratações, o próximo local de pré-época, surgiu-me no pensamento: ‘Não tenho a certeza se vou cá estar’ e fiquei surpreendido com isso», disse ainda, referindo que, se fosse noutro clube, provavelmente já teria sido despedido depois de uma temporada passada complicada. 

«Devo-vos a verdade. Estou a ficar sem energia

«Agora que já ajudei a equipa a voltar aos eixos, posso pensar um pouco mais em mim. E não se trata do que eu quero, é apenas o que acho que é correto fazer, a cem por cento», acrescentou. 

Assim, e com o clube envolvido ainda em 4 frentes a cinco meses do fim, pensa-se já nas despedidas, com Klopp a dirigir-se sempre aos adeptos na sua mensagem. «Teremos um momento, talvez a última jornada aqui ou noutro lugar. Teremos tempo suficiente para fazer esse tipo de coisa. Agora vamos em frente ao que interessa. O mundo exterior quer aproveitar esta decisão, perturbar-nos, mas somos o Liverpool, passámos por coisas mais difíceis juntos. E vocês passaram por coisas mais difíceis antes de mim. Vamos fazer disto uma força, seria muito bom. Vamos aproveitar tudo nesta temporada e ter motivos para sorrir quando olharmos para trás.»