Kieszek bem tentou impedir a liderança do Santa Clara

Kieszek bem tentou impedir a liderança do Santa Clara

NACIONAL14.01.202420:04

Notável exibição do guardião leiriense; UD Leiria reduzida a 10 jogadores, após expulsão de Vasco Oliveira; Bruno Almeida apontou o golo da vitória dos insulares, que aproveitam a derrota do AVS

O duelo entre UD Leiria e Santa Clara, equipas que carimbaram a meio da semana a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, terminou com vitória tangencial dos açorianos, que assumem agora a liderança  da Liga 2

O conjunto da casa teve uma entrada dominante na partida e até chegou a inaugurar o marcador por Leandro, Todavia, o golo do médio não valeu, pois o companheiro Jair Silva intrometeu-se, involuntariamente, no lance. Os visitantes responderam através de bola parada: nas alturas, Luís Rocha cabeceou de cima para baixo e obrigou o veterano Kieszek a defesa de recurso com os pés. 

Aos 20 minutos, lance capital na partida: o médio Serginho desmarcou bem Alisson Safira entre os centrais e Vasco Oliveira agarrou ostensivamente o avançado da formação insular, quando este se isolava em direção à baliza. O juiz da partida, Bruno Vieira, não hesitou em mostrar o cartão vermelho ao defesa leiriense.

Com menos um elemento em campo, a equipa de Vasco Botelho da Costa concedeu a iniciativa de jogo aos açorianos. Antes do intervalo, Serginho rematou para o golo, mas, mais uma vez, valeu a muralha Kieszek a impedir a festa dos visitantes.

No regresso dos balnéarios, Alisson Safira teve a oportunidade de se estrear a marcar pelos insulares, mas as intenções esbarraram nas luvas de Kieszek, que ainda foi a tempo de evitar a recarga de Gabriel Silva. A UD Leiria assumiu um bloco baixo e deixou na frente o incansável Jair à sua sorte. Sozinho contra o Mundo, Jair quase virou herói aos 76 minutos, mas o guardião Gabriel Batista defendeu a bola para canto.

A boa resposta dos leirienses contrastava com o demérito dos insulares, que revelavam fraca definição no último terço. Foi já perto do minuto 90, que os insulares chegaram à vitória, através da marcação de uma grande penalidade. Bruno Almeida, que tinha entrado ao intervalo, cobrou com sucesso o castigo máximo.

Com este triunfo, o Santa Clara sobe ao primeiro lugar com 36 pontos, mais dois que o AVS, que perdeu, este domingo, na visita a Tondela. O Nacional pode, esta segunda-feira, alcançar os açorianos no topo caso vençam na deslocação a Mafra.