Inter bate Milan e é campeão de Itália!
O Inter é campeão de Itália! (IMAGO)

Inter bate Milan e é campeão de Itália!

Vitória no 'Derby della Madonnina' vale o 20.º campeonato aos 'nerazzurri'

Está definido o vencedor da Serie A 2023/24! Frente ao eterno rival Milan, o Inter venceu por 2-1 e conquistou o Scudetto pela vigésima vez na sua história!

Como em todas as grandes rivalidades, esta partida, disputada em San Siro, casa partilhada de ambos os clubes, começou ainda antes do apito inicial, com as coreografias dos adeptos de parte a parte.

Dado o apito inicial, foi, de início a fim, visível a superioridade do Inter. Os nerazzurri exploraram em várias ocasiões a mobilidade dos homens do meio-campo, sendo que, com Rafael Leão na frente, poucas vezes a bola alcançava o internacional português.

À passagem dos 18 minutos de jogo, deu-se a primeira explosão de alegria, pelo menos, na minoria de adeptos interisti no Giuseppe Meazza: Dimarco bateu canto, Pavard desviou e, sozinho, Acerbi apareceu no coração da área para abrir as contas.

Mesmo em desvantagem, o Milan não conseguiu reagir. Foi mesmo Lautaro Martínez que podia ter feito o 2-0, mas o seu remate foi desastrado. Em dia de consagração, o Inter ficava a 45 minutos de ser campeão.

Foram precisos apenas quatro minutos para, em frente à Curva Nord, se dar a segunda maior apoteose, graças a golo de Marcus Thuram. Mais desorientado ficava o conjunto rossoneri, que pouco ou nada conseguia fazer. O Milan, muito lento e estático, encontrou o Inter agressivo, fluido e com muita vontade de ser campeão em casa.

O Milan só conseguiu reagir ao minuto 80, graças a golo de Tomori. A reação fez-se sentir e pressionou os nerazzurri, que tiveram de sofrer com o chuveirinho rossonero. Mas de sofrimento se faz também o trajeto de um campeão. E, com o apito final - que se seguiu a uma intensa e reprovável cena de confrontos, que culminou com a expulsão de Theo Hernández e Dumfries - isso mesmo foi confirmado!

Em 33 jornadas, o Inter lidera com 17 pontos de diferença. 18 são os golos sofridos pelos nerazzurri durante toda a prova até agora, sendo que apenas duas vezes para lá do minuto 75. É o espelho de uma equipa dominante, ensaiada, intensa, sufocante para o adversário. Simone Inzaghi volta a mostrar o porquê da importância de dar tempo ao processo: o italiano conseguiu construir uma das mais incontestáveis equipas da Europa, uma das mais taticamente trabalhadas do Mundo. O Inter é o vencedor do Scudetto de 2024!