Hat-trick de Lewandowski dá triunfo ao Barcelona e Liga dos Campeões está garantida
Robert Lewandowski a celebrar o seu primeiro golo pelo Barcelona frente ao Valência (Imago)

Hat-trick de Lewandowski dá triunfo ao Barcelona e Liga dos Campeões está garantida

INTERNACIONAL29.04.202422:19

Polaco esteve em grande na segunda parte, altura em que o Valência estava reduzido a 10 homens

O Barcelona recebeu e venceu o Valência (4-2), em jogo da 33.ª jornada da La Liga, numa partida cheia de reviravoltas e erros individuais, que terminou com a confirmação do apuramento do segundo classificado para a Liga dos Campeões da próxima época.

As coisas começaram bem para a equipa da casa, que se colocou na frente do marcador graças ao cabeceamento certeiro de Fermín, após cruzamento de Raphinha, ao minuto 22.

No entanto, dois erros de dois jogadores dos catalães, no espaço de dez minutos, viraram o jogo por completo: Ter Stegen tentou fazer um chapéu a Hugo Duro, fora da grande área, mas não resultou e o avançado espanhol só teve de encostar de baliza aberta, ao minuto 27.

Pouco depois, Ronald Araújo cometeu uma grande penalidade sobre Peter González e Pepelu (ex-Tondela e Vitória de Guimarães) converteu o penálti, atirando para o meio da baliza.

Parecia que os forasteiros iam em vantagem para os balneários, quando Giorgi Mamardashvili dominou mal a bola, deixando-a à mercê de Lamine Yamal, que o tentou ultrapassar, e o georgiano, fora da grande área, cortou a bola com o braço, acabando por ser expulso.

A equipa de arbitragem não reparou na situação, num primeiro momento, mas após a análise do VAR, o árbitro principal mostrou o cartão vermelho ao guarda-redes. André Almeida foi o sacrificado, dando lugar a Domenech, em cima do intervalo, num encontro em Thierry Correia foi titular e capitão.

Com mais um jogador em campo, bastaram quatro minutos do segundo tempo para Robert Lewandowski igualar o marcador, após um canto batido por Gundogan. O lance causou alguma polémica, devido ao posicionamento de Fermín, que estava fora de jogo, mas o jovem espanhol não tocou na bola e o golo foi validado.

Com João Félix em campo (entrou ao minuto 66) e João Cancelo no banco de suplentes (foi titular e saiu ao minuto 80), o polaco voltou a marcar de cabeça e na sequência de um canto batido pelo médio alemão, mas desta vez a assistência de foi de Araújo, após um erro de Domenech.

O avançado de 35 anos ainda chegou ao hat-trick, nos descontos, com um golaço de livre direto, fechando as contas do jogo.

Os três pontos ficaram assim na Catalunha, mas o Real Madrid poderá fazer a festa do título na próxima jornada: tem de vencer o Cádiz e esperar que o Barça não vença em Girona, ou empatar na receção ao Cádiz e ficar à espera de uma derrota do conjunto de João Cancelo e João Félix no estádio Montilivi.