Exibição de grande qualidade do dragão na 1.ª parte não teve continuidade depois do intervalo; Soberbo o jogo de Cancelo e Barcelona está nos 'oitavos', que ficam à distância de um ponto para o FC Porto
O Barcelona recebeu e venceu, esta terça-feira, o FC Porto, por 2-1, garantindo o primeiro lugar e consequente carimbo nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
No Olímpico de Montjuic, os azuis e brancos caíram de pé mas não conseguiram repetir na segunda parte aquilo que haviam feito na primeira, onde se agigantaram, não temeram o teórico favoritismo catalão e foram premiados com a vantagem no marcador, dada por Pepê, aos 30’, na recarga a um primeiro remate de Galeno.
Mas os portistas nem tiveram tempo para se ‘acomodarem’ na vantagem, já que João Cancelo (que sublime exibição do português como ala esquerdo!) tirou o primeiro coelho da cartola dois minutos depois, quando fletiu para dentro, deixou João Mário ‘nas covas’ e atirou em arco, fora do alcance de Diogo Costa.
O 1-1 ao intervalo premiava o jogo adulto do FC Porto, mas que não se repetiu no segundo tempo. E percebeu-se que seria uma questão de tempo até surgir o 2-1. A equipa recuou, entregou a iniciativa ao adversário e, com Cancelo a fazer o que queria no lado esquerdo, o Barça chegou ao 2-1 num lance falado em português: Félix combinou com o o lateral, que o serviu para o remate vitorioso dentro da área quando o relógio marcava 57 minutos.
Já no 'assalto final', e depois de Pepê ter tido tudo para fazer o 2-2, perdendo o timing de remate no duelo com o guarda-redes, com as entradas de Francisco Conceição, Namaso e Toni Martínez para dar outra frescura ao ataque, o internacional sub-21 português teve oportunidade clamorosa mas, com o pé mais fraco, o direito, entregou a bola a Peña quando estava em posição frontal.
Mesmo com esta derrota, o apuramento do FC Porto para os oitavos de final fica à distância de um ponto na receção ao Shakhtar Donetsk, a 13 de dezembro, no Dragão, uma vez que, em igualdade pontual, a vantagem no confronto direto será azul e branca depois do triunfo no jogo fora (3-1), na 1.ª jornada.
FIM DA PARTIDA: BARCELONA 2-1 FC PORTO
FC Porto cai de pé em Barcelona, mas o genial João Cancelo e João Félix viraram o resultado para os catalães depois da vantagem oferecida por Pepê. O Barça está nos oitavos de final.
90+3' - Quase o empate! Bom lance ofensivo do FC Porto, Taremi serve Francisco Conceição e o extremo remata, com o pé direito, o mais fraco, à figura de Peña.
90' - Galeno e Fábio Cardoso saem e entram Toni Martínez e Namaso.
88' - Que momento! Gundogan 'pica' para o remate acrobático de Raphinha, valem os reflexos apuradíssimos de Diogo Costa a evitar o 3-1.
82' - João Cancelo sai e dá o lugar a Balde. Que jogo extraordinário do lateral português.
81' - Nico González e Francisco Conceição entram para os lugares de Eustáquio e Evanilson.
80' - QUE DESPERDÍCIO! Barcelona aos papéis na defesa e Pepe, com tudo para finalizar, hesitou e perdeu o timing para atirar para a baliza. Na resposta, bela defesa de Diogo Costa ao remate de Raphinha!
74' - Sai Félix e entra Ferran Torres.
67' - Primeira mexida de Sérgio Conceição. Lança o mexicano Jorge Sánchez para o lugar de João Mário, que ficou com a cabeça 'em água' com Cancelo pela frente.
Combinação entre João Félix e João Cancelo e o lateral serve o avançado, que, dentro da área, remata fora do alcance de Diogo Costa. Está feita a reviravolta!
57' - Cartão amarelo para João Mário por puxão a Félix.
49' - Cancelo recebe na área com o peito, flete para dentro e remata, mas rasteiro e fácil para Diogo Costa. O lateral está a ser o melhor jogador em campo do lado catalão.
46' - Ui! João Félix apanha a bola a jeito e dispara um 'tiro' à trave da baliza de Diogo Costa.
46' - Recomeça a partida e não há alterações nas duas equipas.
INTERVALO: Barcelona 1-1 FC Porto
O jogo começou 'mole' mas animou nos últimos 20 minutos desta primeira parte. Exibição muito personalizada do FC Porto, a explorar as fragilidades que têm perseguido a equipa de Xavi. O génio de Cancelo acabou por anular a vantagem dada por Pepê e chega o descanso com 1-1 no marcador.
43' - QUE PERIGO!! Alan Varela apareceu na área do Barcelona, rematou em jeito com o pé esquerdo para uma grande defesa em voo de Peña.
42' - Erro incrível de Diogo Costa na distribuição de jogo na área, a bola sobra para Raphinha, que no coração da área remata ao lado!
37' - Cartão amarelo para De Jong por puxar Evanilson.
36' - Cartão amarelo para Fábio Cardoso.
35' - Que perdida de Félix! Raphinha disparou na direita, serviu o avançado português mas este pegou mal na bola e saiu muito por cima.
Que momento de futebol em Barcelona! João Cancelo recebe no lado esquerdo, flete para dentro e tira João Mário do caminho e, dentro da área, remata em arco, sem hipóteses para Diogo Costa. Que golaço do lateral luso!
28' - QUE PERIGO! Remate forte cruzado de Galeno, Peña com defesa complicada a evitar o golo do FC Porto. Dragões por cima, nesta altura, perante um Barcelona adormecido.
26' - Marca o FC Porto, por Taremi, mas o iraniano está em fora de jogo no momento em que, após o centro de João Mário, Evanilson desvia a bola de cabeça.
20' - Início de jogo sem grande risco de parte a parte.
8' - Com espaço à entrada da área, Raphinha remata forte, mas Diogo Costa, atento, defende com segurança.
5' - João Cancelo ensaia um primeiro remate, de longe, mas desenquadrado com a baliza.
É Ronald Araújo que joga no lado direito e Koundé está ao centro. Na posse da bola em momento de organização, o Barcelona monta-se numa linha de três atrás, com Cancelo a 'esticar' na ala esquerda.
1' - COMEÇA O JOGO!
Guardado um minuto de silêncio em memória de Terry Venables, treinador inglês que faleceu e orientou o Barcelona.
Equipas no relvado. Vai tocar o hino que todos os jogadores querem ouvir.
Monumental assobiadela nas bancadas do Olímpico de Montjuic quando foi dito o nome de Pepe pelo speaker de serviço. O internacional português passou muitos anos no Real Madrid e travou inúmeros duelos com o Barça.
Confirma-se a vitória do Shakhtar diante do Antuérpia (1-0), pelo que um eventual apuramento do FC Porto para a próxima fase só poderá ser confirmado na última jornada, quando a equipa de Sérgio Conceição receber os ucranianos. O FC Porto tem o conforto de saber que, mesmo que perca hoje, um empate frente à equipa de Donetsk bastar-lhe-á para seguir para os oitavos de final.
Em Hamburgo, o Shakhtar Donetsk vai batendo o Antuérpia e, dessa forma, será impossível aos azuis e brancos garantirem hoje o apuramento para os oitavos de final.
Apuramento já esta terça-feira depende do resultado do Shakhtar. FC Porto tem de fazer mais pontos que os ucranianos. Mesmo no pior cenário, basta empate em casa na última jornada
Destaque para o regresso de Pepe às opções de Sérgio Conceição. O central lesionou-se no jogo com o V. Guimarães, falhou os jogos da Seleção e com o Montalegre (Taça de Portugal), mas vai fazer dupla no eixo com Fábio Cardoso. Também Zaidu, que saiu com problemas físicos desse encontro no D. Afonso Henriques, também é titular no lado esquerdo da defesa. No Barcelona, João Cancelo e João Félix também jogam de início.
O Barcelona chega a esta partida na mó de baixo: depois de perder com o Shakhtar Donetsk, por 0-1, neste grupo, ganhou ao Alavés pela margem mínima e empatou, no fim de semana, em casa do Rayo Vallecano, para a La Liga. A qualidade das exibições da equipa catalã também não tem 'enchido o olho' e este momento menos bom deixa boas perspetivas ao FC Porto para conseguir um bom resultado em Espanha.
A partir das 20 horas, no Estádio Olímpico de Montjuic, Barcelona e FC Porto esgrimem forças num duelo da 5.ª jornada da Liga dos Campeões. No Dragão, os catalães venceram por 1-0, com golo de Ferrán Torres.
Recorde as antevisões de Xavi Hernández e Sérgio Conceição:
Treinador do Barcelona sacode a pressão, diz ter a confiança do presidente e de Deco, mas assume que jogo contra o FC Porto pode ser ponto de viragem; elogios ao trabalho de Conceição
Turma de Sérgio Conceição parte para Barcelona sabendo que uma vitória garante um bilhete para os oitavos-de-final; último triunfo na casa blaugrana aconteceu há mais de 50 anos; Pepe e Zaidu estão de regresso ao leque de opções; Ter Stegen não treinou e deverá ser baixa na equipa de Xavi