Gansos prolongam seca de vitórias dos conquistadores
José Sena Goulão/Lusa

Gansos prolongam seca de vitórias dos conquistadores

NACIONAL23.09.202320:22

Nulo entre Casa Pia e Vitória de Guimarães ajusta-se: qualidade de jogo foi muito nivelada por baixo; lisboetas vão no quarto jogo seguido a pontuar, vimaranenses não vencem há... quatro jogos

Se o Casa Pia continua afastado das derrotas, o Vitória de Guimarães, ao invés, prolongou a sua série sem triunfos. Depois do triunfo (2-0) sobre o Vizela, na 3.ª jornada da Liga - partida que marcou a estreia de Paulo Turra no comando técnico dos vimaranenses -, não mais o emblema da cidade-berço conseguiu vencer: três derrotas (duas para a Liga e uma para a Taça da Liga) e um empate. Este, diante do Casa Pia. E no final da partida, os adeptos vitorianos que marcaram presença em Rio Maior já se manifestaram com alguns assobios...

O empate acaba por servir melhor os interesses do Casa Pia. Não só porque pela frente tinham uma equipa de dimensão superior, como é o caso do Vitória de Guimarães, mas, e acima de tudo, porque o ponto conquistado permite aos gansos continuarem a somar. Depois da derrota (1-2) com o Sporting, na 2.ª jornada da Liga, os comandados de Filipe Martins têm vindo sempre a adicionar pontos no seu percurso, fruto dos três empates e uma vitória nos últimos quatro jogos. 

Terminou... como começou. Em branco. Um jogo que, diga-se em bom rigor, não deixa grandes saudades. Porque as amarras táticas foram sempre uma constante. Houve vontade de ambas as partes, sim, mas situações flagrantes de jogo foram mera miragem. Ricardo Batista e Bruno Varela estiveram atentos quando foram chamados à prova, mas na retina fica a inércia das duas equipas em criar jogadas de desequilíbrio no último terço.

Final da partida! Casa Pia 0 Vitória de Guimarães 0.

90+3' Cartão amarelo a Artur Serobyan.

Quatro minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.

88' Responde o Vitória: cruzamento da direita de Bruno Gaspar e cabeceamento de Safira para defesa segura de Ricardo Batista.

86' Grande oportunidade para o Casa Pia! Remate cruzado de Felippe Cardoso, ainda de fora da área, com a bola a bater com estrondo no poste esquerdo da baliza defendida por Bruno Varela. Os gansos estiveram a centímetros do golo...

82' Dupla substituição no Vitória de Guimarães: saíram Tiago Silva e João Mendes, entraram André e Zé Carlos.

81' Dupla substituição no Casa Pia: saíram Pablo Roberto e Fernando Andrade, entraram Artur Serobyan e Tiago Dias.

80' Cartão amarelo a Vasco Fernandes.

75' Substituição no Vitória de Guimarães: saiu André Silva e entrou Safira.

73' Remate de longe de Samuel Justo, ao lado da baliza defendida por Bruno Varela.

72' Dupla substituição no Casa Pia: saíram Larrazabal e Yuki Soma e entraram André Geraldes e Samuel Justo.

Já depois de abandonar o relvado, junto à baliza que nesta segunda parte é defendida por Ricardo Batista, Jota Silva fez o percurso ao longo da linha final e lateral até chegar ao banco de suplentes do Vitória, sendo que, nesse momento, o jogador foi bastante aplaudido pelos adeptos do Casa Pia (a sua ex-equipa) que estão situados na bancada central.

69' Substituição no Vitória: saiu Jota Silva (lesionado) e entrou Nuno Santos.

66' Remate de Jota Silva, já na área, com a bola a desviar em Fernando Varela e a sair pela linha final. Pontapé de canto para o Vitória. Os minhotos parecem estar a querer começar a carregar em busca da vantagem...

66' Cruzamento da esquerda de Nélson da Luz e cabeceamento de Jorge Fernandes (bastante) ao lado.

63' Cartão amarelo a Manu Silva.

61' Fernando Andrade foi solicitado pelo flanco direito, a meio do meio-campo, tentou o cruzamento, mas a bola foi muito chegada à baliza e chegou a dar a sensação de que poderia entrar. Bruno Varela estava a fazer-se à saída, mas acabou por ver a bola passar perto do seu poste direito.

59' Substituição no Casa Pia: saiu Clayton e entrou Felippe Cardoso.

58' Cruzamento da direita de João Mendes e remate de primeira de Tomás Handel, à entrada da área, forte, mas ao lado.

57' Cartão amarelo a Larrazabal.

51' Remate cruzado de Fernando Andrade, já dentro da área, mas a bola foi desviada por um adversário e saiu pela linha final. Segundo pontapé de canto para o Casa Pia nesta segunda parte.

46' Substituição no Vitória de Guimarães: saiu Afonso Freitas e entrou Nélson da Luz.

Início da segunda parte!

Jogo muito equilibrado em Rio Maior. Percebe-se que o Vitória quer assumir a responsabilidade - até porque as três derrotas consecutivas pesam... -, mas a verdade é que a clarividência não tem sido evidente, de todo, nos comandados de Paulo Turra. O Casa Pia, a viver um momento tranquilo, está organizado, com princípios muito bem definidos, e não se coíbe de chegar à área de Bruno Varela, seja através de ataques organizados, seja pela via das transições rápidas. A definição não tem sido a melhor, de parte a parte, e esse fator tem de melhorar na etapa complementar para que os adeptos presentes no recinto riomaiorense possam ver golos...

Intervalo! Casa Pia Vitória de Guimarães 0.

Dois minutos de tempo adicional mínimo nesta primeira parte.

45' João Mendes tenta a sua sorte do meio da rua, o remate do número 17 sai forte e colocado, mas Ricardo Batista controlou a trajetória do esférico e segurou,

39' Novamente o Casa Pia a criar perigo. João Mendes fez um desarme à entrada da área, impedindo que a bola chegasse a Fernando Andrade, mas o desvio do médio do Vitória acabou nos pés de Clayton que, junto à linha da pequena área, tentou o desvio para golo. Voltou a ser decisiva a atenção de Bruno Varela que, junto ao relvado, defendeu para canto.

36' Cartão amarelo a João Mendes.

35' Jota Silva, em zonas interiores, mas ainda longe da baliza, tentou a sua sorte de meia-distância, mas a tentativa do extremo vitoriano saiu muito por cima da barra.

32' Cruzamento da direita de Bruno Gaspar e remate de primeira de André Silva, no centro da área, com a bola a sair ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Ricardo Batista.

29' Aproximação perigosa do Casa Pia à área do Vitória, com Yuki Soma a cruzar do flanco direito e Clayton à espreita para o desvio, à entrada da pequena área. Valeu, na circunstância, a reação pronta de Bruno Varela, que foi ao relvado e agarrou o esférico.

29' Tiro exterior de Tiago Silva para intervenção de qualidade de Ricardo Batista.

28' Remate de longe de Ângelo Neto, fraco e para defesa atenta de Bruno Varela.

22' Responde o Vitória! Livre batido por Tiago Silva, a bola chegou ao flanco esquerdo, onde Tomás Ribeiro, de cabeça, colocou no centro da área e Jorge Fernandes rematou de pronto, mas por cima.

19' Boa oportunidade de golo para o Casa Pia! Pontapé de canto cobrado à esquerda por Leonardo Lelo e Clayton, junto à marca de penálti, rematou de primeira, mas à figura de Bruno Varela.

Primeiros cinco minutos ainda sem qualquer oportunidade. Um pontapé de canto para o Casa Pia e dois para o Vitória, mas Bruno Varela e Ricardo Batista ainda não foram chamados a intervir. Destaque para os fervorosos adeptos dos vimaranenses, que ainda não se calaram um segundo. É um apoio incessante à equipa...

Início da partida!

Gansos e conquistadores perfilados antes do início do encontro

As três equipas entram neste preciso momento no terreno de jogo.

As bancadas estão ainda algo despidas. Os adeptos do Casa Pia ocupam, naturalmente, a bancada central, ao passo que os aficionados do Vitória estão situados na bancada imediatamente em frente. Num dos topos (o único que está aberto) também há vários simpatizantes do emblema minhoto. 

Tarde de sol em Rio Maior e relvado em aparentes boas condições para a prática do futebol. As duas equipas já regressaram aos balneários depois de realizarem os habituais exercícios de aquecimento e, dentro de poucos instantes, os artistas subirão novamente ao recinto riomaiorense para o início do espetáculo.

Já Paulo Turra promove apenas uma alteração na equipa que tinha ido a jogo diante do Portimonense (1-2): sai Dani Silva (lesionado), entra Tomás Handel.

Filipe Martins repete o onze que o Casa Pia havia apresentado na jornada anterior e que redundou no triunfo (1-0) no reduto do Arouca, com um golo apontado por Felippe Cardoso.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga) Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia 4.º Árbitro: Flávio Duarte VAR/AVAR: Rui Costa e Nuno Manso

Eis os eleitos de Paulo Turra para o duelo com os casapianos

A jornada 6 da Liga segue na tarde deste sábado no Estádio Municipal de Rio Maior, com o Casa Pia a receber o Vitória de Guimarães.