Florentino: ninguém recupera mais a bola no meio-campo adversário na Europa
Florentino Luis luta com Galeno durante o FC Porto-Benfica desta época, em que foi suplente utilizado (Maciej Rogowski/IMAGO)

Florentino: ninguém recupera mais a bola no meio-campo adversário na Europa

NACIONAL01.04.202416:06

Médio do Benfica destaca-se no momento de pressão e de reação à perda, um dos problemas da equipa esta temporada

Florentino Luís voltou a ser opção para Roger Schmidt e, desde então, o Benfica tem conseguido vencer, não sem dificuldade, os jogos que tem tido pela frente. O treinador alemão terá caído em si depois da goleada sofrida no Dragão frente ao FC Porto – entrou para o 11 na primeira mão com o Rangers –, já após o internacional sub-21 português ter substituído Kokçu numa primeira fase da temporada, quando o internacional turco esteve lesionado.

A destacar, além do retomar do sucesso coletivo nas partidas mais recentes, está mais um dado, que sublinha o maior equilíbrio conseguido nos momentos sem bola. Florentino Luís é o jogador com mais ações defensivas no meio-campo adversário por 90 minutos, somadas as Big Five (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), a liga dos Países Baixos e, obviamente, a portuguesa, de acordo com dados compilados pela empresa especializada GoalPoint, que isolou todos os jogadores com mais de 1100 minutos em campo esta temporada.

Florentino conseguiu 4,4 ações defensivas em 1195 minutos (23 partidas), à frente de Mats Wieffer, do Feyenoord, com 3,3 em 2318 (26). Na terceira posição, surge o ex-Sporting Manuel Ugarte, hoje no Paris Saint-Germain, com 3 em 1626 (21). Destaque ainda para a 6.ª posição de Alexander Bah, lateral-direito dinamarquês dos encarnados, com 2,9 ações em 1190 minutos (15 encontros). Recorde-se que são dados conseguidos no meio-campo do adversário, logo em momentos de pressão alta ou contrapressão (reação à perda).

Yves Bissouma (Tottenham), Rémy Cabella (Lille),  Morten Frendrup (Génova), Roberto Navarro (Real Sociedad/Cádiz), Ayoze Pérez (Betis) e João Gomes (Wolverhampton) compõem o top-10.

A GoalPoint entende por ações defensivas as situações em que um determinado futebolista desarma, bloqueia o remate ou o passe de um rival ou corta uma alivia uma bola.

Se em vez de a média olharmos para os totais absolutos, o sexto lugar de Florentino Luís volta a ser impressionante, já que entra com facilidade no topo do ranking com bastantes menos minutos disputados. Mats Wieffer apresenta 86 ações defensivas no meio-campo adversário, mais 11 do que Morten Frendrup. Ryan Christie, do Bournemouth, e o português Costinha, do Rio Ave, com 63, dividem o terceiro lugar.

Felipe Anderson (60), da Lazio, Conor Gallagher (58) – igual a Florentino – do Chelsea, James Garner (57), do Everton, Alexis Mac Allister, do Liverpool, e João Gomes, do Wolverhampton (ambos com 56), completam a lista dos 10 melhores.

No que diz respeito a duelos em todo o campo apenas na liga portuguesa, e ainda de acordo com a GoalPoint, o destaque vai para Mateus Fernandes, que consegue 9,9 por encontro. Costinha, do Rio Ave, apresenta 9,6, e João Neves, do Benfica, 9,4. Florentino leva 9,3, à frente de Zaydou, do Famalicão, com 8,8.

TAMBÉM LHE PODE INTERESSAR: