FC Porto: Wendell e Galeno de volta, asa esquerda reforçada
Galeno soma 15 golos e 12 assistências esta época (IMAGO)

FC Porto: Wendell e Galeno de volta, asa esquerda reforçada

NACIONAL10.05.202407:00

Dupla brasileira do flanco canhoto regressa após cumprir castigo em Chaves; grande influência na manobra ofensiva da equipa; João Mendes e Taremi saltam do onze no dérbi da Invicta

O corredor esquerdo do FC Porto ganha dois ‘reforços’ no dérbi da Invicta, diante do Boavista, marcado para domingo, já que tanto Wendell como Galeno, habitual dupla titular na asa canhota da turma portista, regressam às opções de Sérgio Conceição, depois de cumprido o castigo, na última jornada, por acumulação de cartões amarelos.

Com uma tremenda influência na manobra atacante do conjunto azul e branco, os dois juntos já contribuíram diretamente para 34 golos dos dragões esta época, em todas as provas, um desempenho notável que não passou despercebido a Dorival Júnior, selecionador do Brasil.

Galeno convocado para a seleção do Brasil

11 março 2024, 21:55

Galeno convocado para a seleção do Brasil

Extremo do FC Porto junta-se ao companheiro de equipa Wendell em convocatória inédita; chamado para o lugar de Gabriel Martinelli, do Arsenal, que está lesionado

A dupla foi convocada para o último compromisso dos canarinhos, no final de março, sendo que o lateral-esquerdo foi titular nos amigáveis frente a Inglaterra e Espanha, e o extremo estreou-se contra La Roja, atuando oito minutos.

De resto, Wendell e Galeno protagonizam a melhor temporada de dragão ao peito.

O lateral aproveitou a grave lesão de Zaidu para cimentar definitivamente um lugar no onze de gala de Conceição, e tem demonstrado solidez tanto a defender como a atacar, algo que ainda não tinha acontecido de forma consistente desde que foi contratado ao Bayer Leverkusen, em 2021/22.

Já Galeno leva o mesmo número de golos que atingiu em 2022/23, mas soma o dobro das assistências (6 contra 12). Aos 26 anos, e após uma grande prestação na Liga dos Campeões, o ex-atleta do SC Braga está mais valorizado do que nunca.

Entrando os dois diretamente no onze contra os axadrezados, quem deve iniciar a partida no banco de suplentes é João Mendes, jovem defesa-esquerdo que cumpriu os 90 minutos em Trás-os-Montes, e Mehdi Taremi, que formou dupla com Evanilson na frente de ataque e obrigou a uma alteração tática no jogo com os flavienses.