FC Porto: o que fazer com Taremi?
Sérgio Conceição e Taremi. Foto: RUI RAIMUNDO/ASF

FC Porto: o que fazer com Taremi?

NACIONAL09.02.202420:30

Avançado é esperado amanhã no Porto depois de o Irão ser eliminado na Taça da Ásia; desde que viajou para a seleção, resultados e exibições melhoraram; já comprometido com o Inter, como irá Sérgio Conceição gerir este novo dossiê?

Depois de ter sido eliminado pelo Catar na meia-final da Taça da Ásia, Taremi recebeu ordens para regressar imediatamente ao Porto e amanhã é aguardado na cidade Invicta, faltando saber se as ligações aéreas lhe permitem estar a tempo na sessão matinal agendada para esta manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. 

Com o internacional iraniano de regresso, há uma questão sempre pertinente que se levanta neste momento: como irá Sérgio Conceição gerir um dossiê sensível, atendendo a que o ponta de lança vai sair a custo zero no verão, já que está comprometido com os italianos do Inter para as próximas temporadas. 

O treinador sempre disse publicamente que nunca olha aos contratos na hora de escolher o onze, tal como sucedeu em situações anteriores como Matheus Uribe, Herrera, Brahimi, Marega e Mbemba. No caso o maliano, que antes do final da temporada foi oficializado no Al-Hilal, da Arábia Saudita, acabou a sua ligação aos dragões no banco de suplentes. O caso de Taremi é também para gerir com pinças por parte de Sérgio Conceição, mas a questão é que desde que o ponta de lança rumou aos trabalhos da seleção iraniana a equipa parece ter recuperado alma e jogado um futebol mais vistoso, acompanhado de resultados folgados, exceção feitas aos empates com o Boavista (1-1) e agora com o Rio Ave (1-1). 

Taremi teve um início de época penoso, parecia mesmo um corpo estranho dentro do coletivo, mas Sérgio Conceição nunca deixou cair o goleador, mesmo quando estava de costas voltadas para as balizas adversárias, argumentando que o jogador dava à equipa muito mais do que golos, na entrega e no seu comportamento tático. Acontece que desde então, os azuis e brancos mudaram a sua forma de jogar, atuando apenas com um ponta de lança de referência, uma responsabilidade entregue a Evanilson, que tem marcado muitos golos. Taremi apresta-se para regressar ao Olival nas próximas horas, mas a dúvida agora é perceber se mantém o estatuto de teve nos últimos quando está na porta de saída do Dragão.