FC Porto-Boavista: joga-se pelo 3.º lugar e fuga ao 'play-off' no dérbi da Invicta
Na primeira volta registou um empate (1-1) no Bessa (GRAFISLAB)

ANTEVISÃO FC Porto-Boavista: joga-se pelo 3.º lugar e fuga ao 'play-off' no dérbi da Invicta

NACIONAL12.05.202408:00

Dragões querem fechar contas do pódio na receção ao vizinho; panteras procuram evitar despromoção a todo o custo

Tendo em conta a vitória do SC Braga no dérbi do Minho ontem disputado em Guimarães, o FC Porto está assim obrigado a vencer o Boavista esta noite para manter o terceiro lugar antes da visita à cidade dos arcebispos na derradeira jornada. Será assim um jogo de grande cartaz noite no Estádio do Dragão, onde o FC Porto procura conquistar os três pontos cruciais para cimentar a terceira posição na tabela classificativa, ainda que na última jornada possa empatar em casa do SC Braga desde que vença o dérbi da Invicta. O histórico para o campeonato é francamente favorável aos dragões nos encontros em casa, com um registo de 51 triunfos, 7 empates e duas derrotas. O saldo de golos é de 156 golos marcados e 31 sofridos.

O FC Porto está invicto frente ao Boavista há 22 jogos, sendo que a última vez que as panteras não perderam no Estádio do Dragão foi em 2020-2021, quando se registou um empate a duas bolas. No Estádio do Dragão, a última vitória do Boavista FC foi em 2004-2005 (0-1).

FC PORTO

Depois de terem batido o Chaves na última jornada, a equipa de Sérgio Conceição pretende continuar na segunda dos bons resultados e quedar-se pela última posição do pódio, que lhe dará acesso na próxima temporada à fase de grupos da Liga Europa. Os dragões têm umas contas a ajustar com o vizinho da cidade Invicta, que na primeira volta lhe roubou dois pontos no Bessa e fez com que os azuis e brancos começassem a perder o comboio do título.

Nos portistas há a destacar o regresso de João Mário aos convocados, ele que pode ser titular ou, em alternativa, começar a partida no banco e entrar mais tarde para ganhar embalagem para os dois compromissos seguintes, com uma deslocação a Braga no encerramento da Liga e depois, a 26 de maio, na final da Taça de Portugal diante do Sporting.

Ausente das opções do treinador permanecem os lesionados Pepe, Marcano e Zaidu, que fazem apenas tratamento no posto médico. De regresso ao lote de disponíveis estão Wendell e Galeno, que cumpriram um jogo de castigo frente aos flavienses e devem ter lugar assegurado no onze azul e branco no dérbi da cidade Invicta.

Fora de casa, o Boavista não ganha há oito jogos e soma quatro derrotas consecutivas como visitante. Em nove jogos frente ao FC Porto, Jorge Simão só ganhou um (pelo Paços de Ferreira), mas perdeu os três jogos realizados no Estádio do Dragão.

A figura -- FRANCISCO CONCEIÇÃO

É o homem do momento no Dragão. O 'Messi' do Olival teve uma ascensão meteórica na carreira esta temporada e tem sido o abono de família do FC Porto. Com grande capacidade de drible, coloca amiúde as defensas contrárias em alvoroço, não apenas com golos, mas desequilíbrios e assistências para os companheiros. É um verdadeiro perigo à solta nos relvados portugueses.

Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson.

Lesionados: Pepe, Marcano e Zaidu.

O que disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: «Não olhamos para os outros jogos. Obviamente que olhamos e assistimos aos jogos e vai haver esse tal jogo entre o 4.º e 5.º classificados, que também é importante. Vamos tentar ganhar o jogo contra o Boavista, uma equipa que está numa zona difícil e que vai fazer deste jogo uma final, e nós temos de pensar e agir da mesma forma porque queremos manter este 3.º lugar. Para isso, é preciso ganhar amanhã [hoje]»

BOAVISTA

Sem vencer há sete encontros consecutivos no campeonato, mais precisamente desde a receção ao Moreirense, a 4 de março, o Boavista tentará a hercúlea tarefa de esta noite tentar repetir a proeza do que fez na primeira volta, conseguindo roubar pontos ao FC Porto. A equipa do Bessa necessita urgentemente de pontos e, tendo em conta que na última jornada recebe o já despromovido Vizela, poderá fazer alguma gestão, já que há seis jogadores em risco de suspensão se virem cartão amarelo na casa dos azuis e brancos.

A figura -- Salvador Agra

Fruto da sua experiência, pode ser uma arma letal contra a defesa do FC Porto. A sua velocidade pode ser utilizada por treinador Jorge Simão para tentar surpreender em transição os dragões, num jogo em que os donos da casa devem ter maior posse de bola. O extremo, que no passado foi treinado no Olhanense e SC Braga por Sérgio Conceição, tem sido um fator de desequilíbrio no dérbi da Invicta.

Equipa provável: João Gonçalves; Pedro Malheiro, Sasso, Abascal e Filipe Ferreira; Seba Pérez, Makouta e Reisinho; Bruno Lourenço, Martim Tavares e Salvador Agra.

Lesionados: Luís Henrique, Bruno Onyemaechi e Bozeník.

O que disse Jorge Simão, treinador do Boavista: «Neste momento temos dois jogos até fechar o campeonato e seis jogadores no limite da exclusão por acumulação de cartões amarelos. Tendo dois jogos e pontos ainda para conquistar, para segurar a nossa posição, é uma situação que merece alguma ponderação. Com isto não estou a querer dizer o que vou fazer, nem para um lado, nem para o outro, acho que merece uma ponderação, que já fiz. Na minha cabeça está claro o que vou fazer, nem os próprios jogadores neste momento sabem aquilo que me vai na cabeça. Não posso dizer muito mais do que isto».