Estoril: futebol jogou na Luz e Esports venceram etapa da Liga no Dragão
A equipa de Esports do Estoril celebra um triunfo na Etapa 2 da ELiga, realizada no Estádio do Dragão. Foto: Liga de Clubes.

Estoril: futebol jogou na Luz e Esports venceram etapa da Liga no Dragão

NACIONAL11.03.202416:21

No mesmo dia em que a equipa profissional de futebol defrontou o Benfica, a Estoril/22 Sports conquistou a Etapa 2 da ELiga, após ter revalidado o título na Taça da Liga

No mesmo dia e no espaço de poucas horas, dois dos principais representantes do Estoril em competições oficiais disputaram importantes desafios em dois dos principais recintos desportivos do país: ao final do dia, a equipa principal de futebol deslocou-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica pela 26.ª jornada da Liga e não evitou a derrota por 1-3, ao passo que, pouco antes, a equipa de Esports competiu a Norte, no Estádio do Dragão, e conheceu um desfecho diferente, repleto de sucesso.

A equipa que representa o emblema da Linha de Cascais, denominada como Estoril/22 Esports, tem-se revelado altamente bem-sucedida no futebol virtual e já tinha dado provas disso mesmo em janeiro, ao renovar o título na Taça da Liga, em Leiria, e manteve-se na rota do êxito ao conquistar a Etapa 2 da Liga em Esports, que se divide em três etapas e termina com a disputa de uma fase de Finals, no final da temporada. Um sucesso importante para os canarinhos, que derrotaram o Moreirense numa final decidida ao pormenor.

A decisão teve lugar no Estádio do Dragão…onde o conjunto da Linha de Cascais tem vivido bons momentos - poucos meses após ter derrotado o FC Porto por 1-0 com um golo de Jordan Holsgrove na primeira volta da Liga de futebol real, a equipa de Esports do Estoril foi igualmente feliz na casa azul e branca, juntando mais uma conquista ao seu currículo para agrado do seu responsável, Pedro Mota, conhecido como .gnomo na modalidade, até pela dificuldade da tarefa.

«Começámos no grupo da morte, que foi muito difícil e desafiante», recordou .gnomo, que já perspetiva o que se segue na temporada. «A segunda etapa foi no Estádio do Dragão e o Estoril/22 ganhou, a terceira será de 12 a 14 de abril, no Municipal de Braga. Depois, de acordo com a classificação de cada etapa, cada equipa participante recebe um número de pontos e esses dão acesso à final da ELiga. Haverá depois uma Supertaça, para a qual o Estoril/22 e o Benfica já estão qualificados, porque foram os finalistas da Taça da ELiga,» explicou.

A distinção de vencedor da Etapa 2 da ELiga, conquistada pelo Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

«Esperamos pelos finalistas da ELiga para o confronto da Supertaça», rematou o líder da equipa estorilista, que após um título e uma etapa conquistados neste início de 2024, ambiciona continuar a ganhar. «O objetivo é ir passando e depois, meias finais e final, é ir conquistando cada fase. Na Etapa 1, passámos a fase de grupos, mas depois caímos logo. Temos a final garantida em Coimbra (ndr: à luz dos pontos já conquistados no agregado entre as duas etapas), mas vamos para a Etapa 3 e o objetivo é ganhar», atirou.

Conquistar tanto a Etapa 3 como a final da ELiga será a meta para o Estoril/22, mas Pedro Mota salientou a dificuldade da missão dada a competitividade dos adversários e da prova em si. «O lote de equipas está muito forte e há que dar o exemplo do Moreirense, que aconteceu nesta Etapa 2 e a quem dou os parabéns, muitas vezes as pessoas não contam com estas equipas. Há também que dar os parabéns à ELiga pelo seu trabalho mundialmente reconhecido», completou o responsável estorilista, muito bem impressionado com a qualidade da organização.

«Relativamente ao trabalho e à sua continuidade, contamos com os mesmos jogadores. O sucesso vem do trabalho árduo destes jogadores, que treinam de segunda a domingo, não interessa qual o dia, estão sempre disponíveis. Temos um trabalho rígido e rigoroso», assinala Pedro Mota relativamente ao seu roster, que inclui Peter16 e Diogo Silva, participantes no Mundial de 2022, realizado em Londres e atuais vice-campeões nacionais.

Além destes dois jogadores, o plantel do Estoril/22 conta com Walgídio, que completa um trio coeso cujo espírito de grupo entre si foi enaltecido pelo líder da equipa. «Digo que os três participaram, mesmo que o Walgídio não tenha jogado na Taça da ELiga, porque participaram nos treinos e estão a trabalhar juntos. É um trabalho conjunto e dá para ver que o Walgídio, neste caso, que jogou a Etapa 1 a Etapa 2, está com o mesmo nível, a jogar muito e os três são jogadores essenciais à equipa», assinalou, por fim.