E. Amadora-Sporting: sem tropeçar no caminho rumo ao título
Em Alvalade, na primeira volta, o Sporting venceu o E. Amadora, por 3-2 (Pedro Rocha/IMAGO)

ANTEVISÃO E. Amadora-Sporting: sem tropeçar no caminho rumo ao título

NACIONAL29.03.202408:00

Leões focado no principal objetivo da época; faz esta sexta-feira 26 anos que o Estrela venceu, a única vez, o Sporting na Reboleira

Desde 2008/2009 que o Sporting não joga no Estádio José Gomes, na Reboleira, campo onde, tradicionalmente, os leões dão-se bem. Aliás, faz precisamente esta sexta-feira 26 anos desde que aconteceu a única vitória do Estrela em receções à equipa de Alvalade, num jogo da 27.ª jornada, com Fernando Santos no comando técnico dos tricolores, e em que Renato Anjos foi o carrasco, ao marcar os dois golos da vitória (2-1).

Hoje, o Sporting chega à Reboleira na qualidade de líder (com menos um jogo) para defrontar um Estrela que se encontra na segunda metade da tabela classificativa (13.º lugar), com os leões em sentido de alerta, depois de terem passado por um mau bocado no jogo da primeira mão, em Alvalade (3-2).

Recorde-se que para este jogo, que tem início marcado para as 20.30 horas, foi nomeado o árbitro Fábio Veríssimo (AF Leiria), tendo como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques. O 4º árbitro é Diogo Rosa e no VAR/AVAR estarão Rui Costa/Nuno Manso.

Fábio Veríssimo vai apitar o E. Amadora-Sporting (GrafisLab)

E. AMADORA

A jogar em casa, sem nada a perder, tendo em conta que o favoritismo está todo do lado do Sporting, a equipa tricolor vai apresentar-se com um sistema de três centrais, com o intuito de encaixar no jogo adversário e, claro, tentar surpreender.

Num campo peculiar, pelas dimensões e ambiente fervoro nas bancadas, a equipa da casa tentará fazer valer-se de argumentos para, no mínimo, pontuar. Em Alvalade, na primeira volta, recorde-se, vendeu bem cara a derrota.

Onze provável: Bruno Brígido; Kialonda Gaspar, Miguel Lopes e Diogo Fonseca; Nanu, Aloísio Souza, Léo Cordeiro e Rúben Lima; Régis, Léo Jabá e Kikas.

Lesionados: João Reis, Rodrigo Pinho e Gustavo Henrique.

A figura: Léo Jabá

Extremo brasileiro, de 25 anos, tem sido uma das figuras da equipa tricolor, com cinco golos e outras tantas assistências. Marcou aos leões na primeira volta e, claro, não desperdiçará oportunidade para repetir a façanha. Aponta sempre a baliza, mal encontre espaço para rematar, tendo no pé esquerdo a sua arma, principalmente em remates da zona central, nos típicos movimentos da ala direita para o eixo do terreno. Fica o alerta para os leões.

O que disse o treinador Sérgio Vieira: «Acho que é uma equipa muito forte, se é a melhor ou não é sempre muito subjetivo, mas os dados comprovam isso. Na nossa opinião, acho que sim, neste momento é uma equipa que se encontra acima de todas as outras não só pela posição que ocupa na tabela, mas também por alguns dados estatísticos que comprovam a parte qualitativa, da qualidade dos seus processos e da potencialização das individualidades, os jogadores que realmente saltam à vista e que depois são valorizados não só a nível nacional, como internacional.»

Também lhe poderá interessar:

SPORTING

Após a paragem para os compromissos das seleções, o Sporting entra na fase decisiva do campeonato com foco total no grande objetivo: a conquista do título nacional. À entrada para a 27.ª jornada os leões têm um ponto de vantagem em relação ao segundo classificado, o Benfica, mas com um jogo a menos (defronta o Famalicão a 16 de abril) com o aviso de Rúben Amorim de que não há margem para tropeções.

Rúben Amorim deve voltar a juntar os goleadores do plantel: Gyokeres (36) e Paulinho (16), que somam... 52 golos esta época. Trincão regressa ao onze, após ter recuperado de lesão e Gonçalo Inácio será gerido para os dérbis. Nuno Santos mantém-se na ala, de resto não se esperam surpresas.

Onze provável: Franco Israel; Eduardo Quaresma, Coates e Diomande; Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Paulinho.

Lesionados: Adán e Pedro Gonçalves.

Em risco de exclusão: Hjulmand, Edwards, Nuno Santos, Diomande, Esgaio, Neto e Pedro Gonçalves.

A figura: Gyokeres

Os adjetivos escasseiam para qualificar o avançado sueco, sempre sedento de mais e mais. É o melhor marcador da Liga, com 22 golos, mas em todas as competições já marcou 36 e fez 13 assistências. O im apcto que tem na equipa é inquestionável, agora, o avançado tem mais uma meta: marcar a todas as equipas da Liga. Faltam cinco e uma delas é o Estrela da Amadora. Será que hoje consegue riscar os tricolores da lista? Veremos...

O que disse o treinador Rúben Amorim: «O Estrela é sempre difícil, tem jogadores muito rápidos na frente. Tivemos problemas no primeiro jogo cá. Foi muito pela nossa colocação, de alguns jogadores, não vou dizer quem, mas olhando para a imagem do jogo, acho que vamos melhorar nesse aspeto. Temos de estar precavidos e estar tão fortes como, por exemplo, no jogo com o Moreirense. Preparar bem as transições, estar muito concentrados, num jogo em que também conta a bola parada. Sabemos o que temos de fazer, voltar à mentalidade de saber que não podemos perder pontos.»

Também lhe pode interessar: