Dois ex-dirigentes do desporto chinês condenados por corrupção
Chen Xuyuan, antigo presidente da Superliga Chinesa (IMAGO)

Dois ex-dirigentes do desporto chinês condenados por corrupção

INTERNACIONAL26.03.202410:44

Yu Hongchen e Chen Xuyuan foram acusados de aceitarem subornos

O ex-presidente da Associação Chinesa de Atletismo (ACA), entre 2022 e 2023, Yu Hongchen, foi condenado a 13 anos de prisão por corrupção, sentenciou o Tribunal Popular Intermédio de Huangshi, na província de Hubei. O antigo dirigente terá também de pagar uma multa de sensivelmente 260 mil euros e os seus ganhos ilegais foram apreendidos.

As atividades ilegais de Hongchen terão ocorrido entre 2010 e 2023, quando ocupou vários cargos na ACA e inclusive na Superliga Chinesa de futebol, da qual foi presidente.

Yu terá confessado a maior parte das acusações de que era alvo e parte do dinheiro que desviou foi recuperado, o que resultou numa pena mais leve.

Yu Hongchen (IMAGO)

O mesmo tribunal condenou, pelo mesmo crime, Chen Xuyuan, antigo presidente da Superliga Chinesa, a prisão perpétua, por ter recebido subornos de mais de 10 milhões de euros durante 13 anos.

Chen presidiu o campeonato desde 2019 até ao ano passado e também confessou os seus crimes.

Estes são mais dois escândalos que surgem no desporto chinês, depois de se saber de um que envolveu um antigo jogador do Everton e ex-selecionador da China.

VÍDEO QUE LHE PODE INTERESSAR - ANDRÉ VILLAS-BOAS FALA SOBRE A CORRUPÇÃO NO DESPORTO PORTUGUÊS: