Contrarrelógio para encaixar €50 milhões

FC Porto Contrarrelógio para encaixar €50 milhões

NACIONAL15.06.202309:48

Não há como escamotear a verdade. Devido às obrigações financeiras, sob o risco de estar novamente em incumprimento financeiro, o FC Porto vê-se obrigado ciclicamente a perder as suas mais-valias a cada final de temporada.

A revelação surgiu da boca de Fernando Gomes, administrador com a pasta das finanças, que há uma semana garantiu publicamente que a SAD necessita de um encaixe obrigatório de 50 milhões de euros de mais-valia para conseguir manter as contas no verde.


Perante este contexto, e a apesar da vontade acérrima de Sérgio Conceição de manter todos os futebolistas nos quadros do clube, a necessidade imperiosa de fazer dinheiro faz com que as estrelas do plantel estejam sempre dependentes do que ditar o mercado. Assim sendo, ganha forma a possibilidade de um dos craques portistas ser vendido nas próximas semanas e

Diogo Costa parece ser o que está melhor encaminhado, embora o processo de venda do Manchester United possa tornar este processo negocial mais moroso do que era inicialmente previsto. E se a situação se arrastar, é necessário fechar o segundo semestre com um encaixe que poderá ser conseguido com a transferência de outro ativo importante.


Diga-se, por exemplo, que Otávio, um dos imprescindíveis de Sérgio Conceição, custa menos 20 milhões de euros até ao dia 15 de julho, data em que a sua cláusula baixa para os 40 milhões de euros. Um preço apetecível para qualquer tubarão europeu, tendo em conta a qualidade do jogador e a sua experiência já com 28 anos.


Mas há mais jogadores com mercado na Europa e não só.

Veja-se, por exemplo, o caso do polivalente Pepê, que beneficia do facto de jogar bem em várias posições e também de ter agora passaporte italiano por ascendência do pai, o que lhe abrirá portas para a Premier League e outras ligas mediáticas. O seu passe custa 75 milhões, um valor do qual, garante Pinto da Costa, não fará nenhum desconto.


Além dos atletas já referenciados, há pelo menos mais três no plantel dos azuis e brancos com a cotação em alta neste final de temporada: Galeno, Taremi e Toni Martinez.