Bernardo faz pleno nas capas da Catalunha: Barcelona ali tão perto
Bernardo Silva nos festejos do único golo do Manchester City frente ao Chelsea (Imago)

Bernardo faz pleno nas capas da Catalunha: Barcelona ali tão perto

INTERNACIONAL24.04.202410:48

Português «louco» para ir para o Barcelona, diz-se

Dois jornais, o mesmo protagonista. Bernardo Silva faz esta quarta-feira capa nos dois principais jornais desportivos da Catalunha, Sport e Mundo Deportivo, como sonho alcançável para o Barcelona, um negócio sobre o qual no verão passado muito se escreveu (e já desejado há vários anos), mas depois acabou por não se concretizar.

Mas os catalães não desistem e o Sport escreve que o português está «doido para assinar pelo Barcelona», onde estão agora, por empréstimo de Man. City e Atlético Madrid, João Cancelo e João Félix.

O diário escreve que Bernardo esperou. No verão passado renovou precisamente por um ano quando já se falava em saída de modo a ter «mais uma chance» e pediu cláusula mais baixa. Quer sair e o Barça não tem rival, quando antes ainda se falava no PSG. O clube francês está já a remodelar-se para jogar sem Mbappé e o português não está nas contas, apesar da boa relação com o conselheiro Luís Campos. Ao Barcelona ‘resta’ pagar a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros estando Bernardo, escreve o jornal, disponível para baixar o salário, que é de cerca de 10 milhões de euros em Inglaterra. A consciência de ciclo terminado em Manchester e o desejo de mudar de ares, tendo família em Barcelona, ajudam à decisão.

O Mundo Deportivo analisa também o caminho para que a transferência se possa fazer, nomeadamente a regra do 1:1 do fair Play salarial (cada euro que entre por uma venda pode ser usado para contratações): ou seja, alguém tem de sair para Bernardo entrar, e vendido por pelo menos 60 milhões. A descida na cláusula foi precisamente «um sinal» que Bernardo dava ao Barcelona de que esperaria mais um ano para o equilíbrio de contas na Catalunha.

João Félix tem chamado insistentemente o compatriota e até revelou que o português tem interesse por Barcelona.

O desgaste em Manchester vai sendo evidente, com o golpe mais recente o penálti falhado na eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid.

O casamento com o Barcelona nunca pareceu tão perto.