«Ainda não me sinto completo quando se trata da Seleção»
Bernardo Silva, figura de 2023 para A BOLA (Foto: Adrian O'Toole)

BERNARDO SILVA - FIGURA DO ANO 2023 «Ainda não me sinto completo quando se trata da Seleção»

INTERNACIONAL27.12.202307:30

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Bernardo Silva não esconde a felicidade que o ano que agora acaba teve na sua vida; assume desejo e responsabilidade para os próximos meses com a camisola das quinas; e projeta o que serão os próximos tempos da carreira

Bernardo Silva é a figura de 2023 para A BOLA depois de doze meses que o próprio considera quase irrepetíveis. Após vencer Liga dos Campeões, Premier League e Taça de Inglaterra (e Campeonato do Mundo de Clubes, dias depois de nos ter dado esta entrevista), igualou as maiores lendas do futebol português com uma segunda presença no top 10 da Bola de Ouro, agora um 9.º lugar, e juntou todo esse sucesso no relvado a momentos de enorme felicidade no campo particular, ao casar-se e ser pai pela primeira vez. O internacional português abriu-nos a alma numa conversa sobre a carreira, o sucesso e o futuro, mas sobretudo sobre futebol, em pleno City Campus, Manchester. 

Há uma conclusão que se pode retirar de quase uma hora de conversa: ao não hesitar em nenhum momento sobre o que pretende atingir no próprio ano, os portugueses podem ter a certeza de que não haverá ninguém mais comprometido com a causa no verão, na Alemanha.

- Bernardo, foi um grande ano para si. Campeonato e Taça de Inglaterra, Liga dos Campeões… Casou-se e foi pai… Estava a dar tudo o que tinha para ganhar o prémio de figura do ano d’ A Bola?

- (Risos) Foi, acho que foi de propósito. Pensei: figura do ano d’A BOLA? Tenho de dar o meu melhor (risos). Será difícil superar o ano de 2023 porque, como disse, ganhei aqui com o Manchester City a Taça de Inglaterra, a seguir o campeonato e a Champions. E, depois, casei-me, fui pai pela primeira vez. Vai ser um ano difícil de bater, isso vai!

- Se o Euro tivesse sido em 2023 já estava no papo?

- (risos) Ah, eu acho que sim! Com a sorte que tenho tido este ano se se tivesse jogado o Euro teríamos ganho.

- Às vezes olha-se para si em campo e parece que no Manchester City já todos se renderam, mas na Seleção ainda lhe falta qualquer coisa para conseguir ter o mesmo impacto. Sente-o também ou é apenas a perceção errada?

- Isso vem com os títulos. É muito normal. Salta à vista o que conquistamos em cada lugar. O Bernardo, no Manchester City, ganha em seis anos cinco Premiers e agora uma Champions, e com a seleção de Portugal – e claro que é mais difícil porque há muito menos competições – uma Liga das Nações sim, mas nunca um troféu como o Europeu.

Bernardo Silva, figura de 2023 para A BOLA, com o jornalista Luís Mateus (Foto: Adrian O'Toole)

- Teve o azar do Euro-2016 com a lesão, que não o deixou estar na fase final…

- Sim, nunca ganhei um troféu como um Europeu ou um Mundial e é normal que as pessoas olhem para mim dessa forma. É um grande objetivo que tenho na minha carreira: ganhar um Europeu ou um Mundial com a nossa Seleção.

Manchester City, com Bernardo Silva, festeja conquista da Liga dos Campeões (Foto: IMAGO / Revierfoto)

- As pessoas não são aqui assim tão relevantes para mim. Estava a questionar sobretudo sobre o seu sentimento…

- Ah, o meu sentimento. O meu sentimento é igual, porque sei que, no final de contas, o que conta no futebol é ganhar. Eu jogo sempre para ganhar, sabendo que é difícil porque são competições muito especiais, a eliminar e muito curtas, mas obviamente que não me sinto completo a nível de Seleção.

- Como se vê como figura do ano? A partir de hoje, vai continuar a ser o mesmo Bernardo?

- Sim, claro que sim. Sempre.

- Para o Bernardo cidadão, acho que todos sabemos o que significa, mas o que é que ser pai significa para o Bernardo jogador?

- É mais uma grande responsabilidade. A de, pela primeira vez, tomar conta de alguém que depende completamente de mim. Nunca tinha tido essa sensação, tirando com os meus dois cães, e mesmo assim é um bocado diferente. Ter de cuidar de alguém tão dependente só de ti, alguém por quem tens um amor tão grande, claro que é algo novo para mim, mas tem corrido bem e vou dar o meu melhor para que continue assim.

- Depois de um fantástico 2023, deixe-nos um desejo para 2024!

- Ser campeão europeu por Portugal!

Bernardo Silva com o troféu do Campeonato Mundial de Clubes conquistado pelo Manchester City, dias depois de ter dado esta entrevista a A BOLA (Foto: DR)