A talentosa Seleção campeã mundial em democracia
Mundial de Hóquei em Patins, Julho de 1974. Equipa portuguesa campeã do Mundo no final do jogo Portugal - Espanha, realizado no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa.

FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA A talentosa Seleção campeã mundial em democracia

NACIONAL25.04.202409:00

Depois da queda do Estado Novo e a instauração da liberdade, a seleção de hóquei em patins elevou o nome de Portugal além-fronteiras e conquistou o campeonato do mundo da modalidade, em Lisboa

Neste abril, às terças e quintas, A BOLA celebra os 50 anos de Liberdade oferecendo-lhe uma fotografia icónica. Esta é a foto e a história de hoje.

Era o dia 21 de julho de 1974 e Portugal preparava-se para defrontar a Espanha, na final da 21.ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que teve lugar em Lisboa, no Pavilhão dos Desportos. O torneio estava inicialmente marcado para Luanda, só que os conflitos políticos em Angola ditaram a alteração do local da competição. Nas décadas de 70 e 80, o Hóquei atingiu por cá dimensões grandiosas perdendo apenas para o Futebol a nível de popularidade. 

Na final, a seleção portuguesa entrou no ringue ao som de ‘Grândola, Vila Morena' de Zeca Afonso ante um adversário, que ainda vivia sob ditadura militar de Francisco Franco. Os comandados de Torcato Ferreira venceram o jogo decisivo, por 4-2, graças aos golos de Carlos Garrancho, António Livramento, Jorge Vicente e Fernando Adrião.

Alinharam nesse jogo os seguintes nomes: Ramalhete, Júlio Rendeiro, Carlos Garrancho, António Livramento, Jorge Vicente, Cristiano e Fernando Adrião. Todos estes homens ficaram na história do desporto português, estando envolvidos na conquista do 11.º Mundial para o nosso país, sendo que este deverá ter tido um gosto ainda mais especial por ter sido alcançado em Liberdade.

António Livramento considerado um dos melhores hoquistas de sempre

Importa referir que ao longo da competição, Portugal somou 10 vitórias e um empate, um registo ainda assim inferior ao do Mundial realizado seis anos antes, no Porto, no qual foi conquistado com 100 por cento de triunfos.

A (re)Volta a Portugal de 1974

18 abril 2024, 09:00

A (re)Volta a Portugal de 1974

A 37.ª edição da Volta a Portugal começou exatamente 100 dias após o 25 de abril, na etapa do velhinho Estádio das Antas