A análise de Duarte Gomes à arbitragem: penálti por marcar para o Sporting e Diomande devia ter sido expulso

A análise de Duarte Gomes à arbitragem: penálti por marcar para o Sporting e Diomande devia ter sido expulso

NACIONAL16.04.202423:05

Alguns erros de avaliação em jogo intenso

Fábio Veríssimo viajou até ao norte do país para dirigir o Famalicão-Sporting, jogo em atraso referente à 20ª jornada da Liga. O internacional leiriense tem feito uma época muito consistente, sendo chamado com justiça a vários jogos relevantes. Ontem não esteve sempre ao nível que tem-se apresentado, cometendo alguns erros técnicos e disciplinares. Em sua "defesa", é justo sublinhar que o jogo não foi fácil de dirigir, sobretudo devido à incerteza do resultado e ao nervosismo crescente de jogadores e bancos técnicos. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

6' Nuno Santos cruzou bola já fora do terreno de jogo. Terá sido o árbitro leiriense a dar essa indicação ao seu assistente (ou isso ou tentou aguardar pelo final da jogada para sinalizar bola fora). Certo é que a bola tinha saído de forma clara. A melhor decisão foi tomada. Pontapé de baliza corretamente assinalada para o Famalicão

20' Golo do Sporting, da autoria de Pedro Gonçalves, a concluir jogada legal do ataque do Sporting.

22' Jhonder Cádiz agarrou-se à cara quando Diomande, na rotação, o atingiu na zona do peito. O apertado escrutínio televisivo não serve apenas para descobrir erros de arbitragem e é muito importante que os jogadores percebam isso.

24' Descrição técnica do lance: Topic tentou recuperar a bola, entrando com "convicção" à dividida com Pedro Gonçalves. Foi o avançado do Sporting quem chegou primeiro, tocando na bola, que resvalou depois no pé do sérvio. A abordagem do médio do Famalicão foi imprudente, pisando de forma clara o pé esquerdo de Pote. Na nossa opinião, a equipa de arbitragem equivocou-se. Ficou por assinalar pontapé de penálti favorável à equipa lisboeta. 

26' Falta por assinalar de Diomande nas costas de Chiquinho. O critério largo do árbitro (que foi coerente, é justo referir) expô-lo a lapsos pontuais como este.

41' Diomande não concordou, mas é verdade que levou a sua mão direita à cara de Chiquinho, impedindo-o ilegalmente de progredir para o interior da sua área. O lance foi bem punido com pontapé livre direto e o central com a primeira advertência do encontro. 

43' Diomande carregou Chiquinho de forma irregular, em falta que não foi assinalada pelo árbitro de Leiria. A infração em si foi apenas imprudente, mas cortou um início de saída prometedora do avançado famalicense. O jogador ficava com o corredor esquerdo livre, sem a presença do lateral adversário na equação. O lance justificava (segundo) cartão amarelo e consequente vermelho. 

43' Amarelo bem exibido a Daniel Bragança após atingir Youssuf Zaydou com o braço (no movimento de rotação), quando a bola estava a ser disputada no solo.

55' Geny Catamo foi atingido na boca pela mão direita de Chiquinho. O árbitro não viu a infração, que justificou advertência. 

59' Amarelo exibido a Zlobin, por protestos (jogador estava no banco técnico do Famalicão, na condição de suplente)

66' Jhonder Cádiz travou Geny Catamo, cometendo a chamada falta tática. A ação antidesportiva do avançado venezuelano foi bem sancionada com cartão amarelo. 

71' Coates cortou a bola com a mão esquerda, impedindo Chiquinho de iniciar saída prometedora. Infração bem assinalada. Faltou a advertência merecida ao central uruguaio.

 74' Ricardo Esgaio, para impedir a progressão de Chiquinho para zona adiantada do terreno, obstruiu deliberadamente a sua trajetória (com contacto físico). A bola estava longe do local. A infração do lateral verde e branco foi antidesportiva e bem sancionada com advertência. 

90+1' Na sequência de infração não assinalada sobre Francisco Trincão, Hjulmand derrubou Óscar Aranda quando o espanhol conduzia ataque prometedor. Viu o amarelo com justiça.

90+3' Eduardo Quaresma não cometeu falta para penálti sobre Chiquinho. O avançado português rematou e chocou depois com o adversário, que estava estático e com posição ganha no terreno. Boa decisão da equipa de arbitragem. 

NOTA: 4

Destaques