A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Portimonense
Iancu Vasilica foi o árbitro do Sporting-Portimonense (Foto Miguel Nunes)

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Portimonense

NACIONAL04.05.202420:52

«Trabalho globalmente positivo» em Alvalade por parte do árbitro Iancu Vasilica

Iancu Vasilica, árbitro da AF Vila Real, foi nomeado para dirigir o Sporting CP/Portimonense SC, que ontem se jogou no Estádio de Alvalade.

A liderar a equipa de vídeo arbitragem, na Cidade do Futebol, esteve o portuense Gustavo Correia.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

2' Nuno Santos foi pisado por entrada imprudente de Pedrão (bem assinalada pelo árbitro) e de imediato "pediu" cartão amarelo para o adversário. Não teve razão.

4' Gyokeres falhou golo à boca da baliza, permitindo defesa in extremis de Nakamura. O avançado sueco estava em posição legal (pé esquerdo de Alemão colocou-o em jogo), em análise difícil mas certíssima do árbitro assistente.

13' Quando Gonçalo Inácio fez o passe para Nuno Santos, o jogador do Sporting estava em posição legal. Paulinho, que finalizou com sucesso, também. Foi bem validado o golo inaugural da partida.

15' Seck derrubou Francisco Trincão (joelho no joelho) ainda fora da sua área. O local da infração, em análise muito difícil, foi bem identificado pela equipa de arbitragem. O erro foi a não exibição do cartão amarelo ao senagalês, quando foi muito óbvio naquela circunstância que o jogador cortou um claro ataque prometedor do adversário.

21' O pé direito de Lucas Ventura tocou apenas na bola, sem cometer infração sobre Gyokeres. Lance bem analisado na área da equipa algarvia.

28' Fora de jogo bem assinalado a Hildeberto, no ataque do Portimonense.

48' Lucas Ventura tocou lateralmente em Diomande, com o central a responder com o braço direito. As imagens não foram esclarecedoras sobre um momento que aconteceu sem bola jogável, que o árbitro jamais poderia ver. Pelo (pouco) que se viu, ficou a sensação que a conduta de ambos foi antidesportiva.

61' A abordagem de Ricardo Esgaio à divida com Gonçalo Costa foi francamente ilegal. A entrada à bola do lateral foi em salto a dois pés e com alguma velocidade, razão pelo qual atingiu o adversário de forma notoriamente negligente. O facto de tocar na bola não anulou o que aconteceu na sequência. A jogada em si não era passível de cartão vermelho por corte de clara oportunidade de golo, porque o defesa travou a bola (impedindo-a de ficar no controlo do adversário) e havia jogadores do Sporting muito próximos.

70' Golo de Francisco Trincão, após assistência da esquerda de Paulinho. Toda a jogada foi legal.

72' Formiga entrou fora de tempo e de forma negligente sobre Daniel Bragança, que saía em velocidade pela esquerda. Foi bem punido com cartão amarelo.

76' Paulinho, com o braço direito, desviou irregularmente Seck, que estava à sua frente na jogada. O avançado isolou-se e rematou ao lado do poste direito da baliza de Nakamura, mas o árbitro assinalou corretamente infração atacante.

77' O árbitro equivocou-se na análise desta jogada: Gyokeres só caíu com o corpo em cima de Estrela porque antes foi depois derrubado pela perna direita de Alemão. Foi assinalada a segunda infração, quando a primeira (junto à área do Portimonense) é que devia ter sido sancionada.

79' Gonçalo Inácio impediu em falta saída rápida de Midana Cassama, sendo advertido com justiça pela sua infração.

81' Cassama foi advertido após entrada lateral irregular sobre Nuno Santos. O árbitro entendeu que a abordagem do avançado do Portimonense foi negligente, leitura que se aceita.

82' Cartões amarelos exibidos simultaneamente a Nuno Santos (do Sporting) e Varela (do Portimonense) devido a provável conduta antidesportiva entre ambos. O árbitro estava muito perto da ação.

90+2' Golo legal do Sporting, da autoria de Gyokeres. Nakamura ainda esboçou alguns protestos, mas Iancu Vasilica decidiu bem em dois momentos: Daniel Bragança jogou claramente a bola, com toque "de baixo para cima" (sem praticar jogo perigoso ativo sobre o japonês) e o avançado sueco finalizou, sem cometer infração sobre Seck. Tudo certo.

Nota: 7