«Temos reforçada esperança que continue a consciência cívica»

COVID-19 14-06-2020 13:22
Por Redação

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, acompanhou a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária de atualização dos dados da pandemia de Covid-19 deste domingo, destacando o Dia Mundial do Dador de Sangue. 

 

Confrontado com as manifestações que estão agendadas para a tarde deste domingo e para o dia de amanhã, segunda-feira, Lacerda Sales mostrou-se cauteloso nas palavras: «Continuamos a esperar civismo e garantia de segurança por parte de quem organiza estes eventos. Como o fizemos no passado temos reforçada esperança que continue a consciência cívica, sendo que devem ser observadas as diretrizes da Direção Geral da Saúde.»

 

Questionada sobre a abertura dos centros comerciais na região de Lisboa e Vale do Tejo, amanhã, segunda-feira, Graça Freitas disse que os «centros comerciais já abriram noutros locais do País» e que não houve «nota nem de distúrbios nem de comportamentos anormais». Ainda assim, apelou «à consciência de cada um dos clientes» sublinhando que «o espaço comercial tem regras a cumprir», tais com «orientar o fluxo das pessoas dentro do centro comercial». «Não se perspetiva que em Lisboa o comportamento das pessoas seja diferente», concluiu.

Sobre a realidade dos números na região de Lisboa e Vale do Tejo, Graça Freitas deixa para breve uma avaliação: «Há um abrandamento, mas que reflete infeções ocorridas já em dias passados. Vamos deixar passar mais alguns dias e ver como é que esta questão de Lisboa e Vale do Tejo se reflete na mortalidade. Apesar de sabermos que muitos destes doentes são jovens e saudáveis, também ainda temos alguns lares com casos.»


Instada a falar sobre o risco de transmissão do vírus através de jornais e revistas em espaços comerciais, Graça Freitas disse que, para já, é preferível que não sejam partilhados pelos clientes.

«Continuamos a achar que não há risco de transmissão, mas o seu manuseamento tem nuances. Nos barbeiros, cabeleireiros, consultórios, estamos sempre a falar na higienização das superfícies entre cada cliente atendido, por isso, consideramos que quantos menos bibelots houver em cima de mesas e afins mais fácil é a higienização. Portanto, vamos aguardar mais uns dias e ver como evolui a epidemia no nosso País e depois definiremos novas diretrizes», justificou. 

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias

Mundos