Seleção «Melhor o resultado do que a exibição, mas merecido!»
O selecionador nacional, Roberto Martínez, sublinhou hoje a união da Seleção na vitória (1-0) de Portugal sobre a Islândia, em Reiquejavique, em encontro do Grupo J de apuramento para o Europeu da Alemanha-2024 no qual a equipa das quinas somou a quarta vitória consecutiva noutros tantos jogos, e ainda sem sofrer golos nesta campanha: 14 tentos apontados, nenhum golo sofrido em quatro jogos, um registo inédito da ‘equipa de todos nós’ em qualificações para Campeonatos da Europa.
«Esperava as dificuldades do jogo para vencermos. Depois de 72 horas [desde o jogo com a Bósnia Herzegovina, 3-0], todos os jogos são difíceis. Senti a equipa cansada, mas não fisicamente, antes uma fadiga mental. A Islândia arrisca pouco no ataque, é muito direta, muito organizada, mas precisávamos de muita concentração no ataque. Foi uma vitória merecida, sem um jogo atrativo, como podemos, num encontro em que tivemos de mostrar os valores de equipa ganhadora. Fica o orgulho por ganhar três pontos que são muito importantes», disse o técnico espanhol da Seleção, em declarações à RTP, no final do encontro em que só aos 89’ Portugal marcou, por Cristiano Ronaldo, o seu 123.º golo pela principal Seleção Nacional, no dia em que cumpriu 200 jogos (outro recorde) pela principal equipa das quinas.
«Somos mais favoritos para o apuramento agora? Bem, o nosso objetivo é o mesmo: precisamos de melhorar, a cada jogo, de crescer juntos! As férias vão fazer bem. Há jogadores aqui com 70 jogos na época, mas a atitude e responsabilidade no relvado foi merecedora de uma vitória. E podemos crescer muito depois de um resultado assim», sublinhou o selecionador nacional, que, como técnico, ainda segue invicto ao leme de seleções em qualificações para Europeus: 32 jogos, 29 vitórias e 3 empates, somando a sua campanha ao leme da Bélgica.
«Foi melhor o resultado do que a exibição. Era um jogo para o resultado. Contra a Bósnia, foi um jogo muito duro para as duas equipas, e hoje eles perderam com o Luxemburgo em casa. Jogos em junho são sempre mais difíceis. Ganhámos com valores de equipa ganhadora: jogo foi bom, mas não foi espetacular, como podemos jogar. Tentámos sempre jogar ao ataque, tivemos 11 cantos, de louvar fora de casa, mantivemos a baliza a zeros, a Islândia tem jogo direto muito eficaz. Estou muito satisfeito mais por valores da equipa do que pelo jogo atrativo», acrescentou, depois, Roberto Martínez, em declarações à Sport TV.
«Sinal de final de temporada: a fadiga mental foi clara. Mas a atitude de jogadores que fizeram 70 partidas esta época foi espetacular! Por isso fiz quatro alterações. Rafael Leão com frescura, experiência e frescura de Pepe, foram importantes. Depois, como equipa, quando há que sofrer, sabemos sofrer, e isso é muito importante», vincou Martínez.
«O apuramento está mais perto. Passo a passo vamos desfrutar das quatro vitórias. Agora é descansar bem. O Nélson Semedo vai casar-se, é um momento para estar contente. Depois, é preparar o estágio de setembro, pois cada estágio agora é vital para crescermos e sermos melhores», concluiu o selecionador nacional.