Seleção Futebol não aquece as ruas de Reiquiavique (fotogaleria)

SELEÇÃO20.06.202318:33

A poucas horas do arranque Islândia-Portugal tudo calmo nas artérias de Reiquiavique. Apesar de se tratar de um jogo especial. «Acho que em nenhum jogo da história da Islândia os bilhetes esgotaram tão depressa», contam-nos um dos responsáveis pela bilheteira do estádio. Uma agitação que se esgota apenas pelos arredores do estádio Laugardalsvollur. Percorrendo as ruas da capital, muitas bandeiras islandesas espalhadas em cada canto, mas nem uma única alusão à partida.

É normal. A Islândia tem muitas atrações e a cada instante somos obrigados a abrandar o passo para apreciar tudo. Desde a paisagem, pelas pitorescas lojas, todas elas diferentes, todas elas com um toque especial. Artística, claro. O tempo é convidativo. Não são necessários agasalhos. Ao contrário do que acontece nos finais de cada ano em que o inverno é muito rigoroso. Nesta altura não anoitece e a experiência é… diferente.

A imponência da igreja de Hallgrímur, com 74,5 metros, o maior templo religioso do país e a sexta estrutura mais alta da Islândia, inaugurada em 1986, transporta-nos para uma outra dimensão. Por ali encontra-se um ou outro adepto com a camisola portuguesa. Mas em muito pouco número. A tranquilidade, a poucas horas do arranque de mais um obstáculo português no caminho para o Europeu, é a nota dominante. Como é, aliás, quase sempre. O futebol raramente entra na rota do turismo da Islândia. Todos procuram um cenário diferente aquele que estão habituados. «Aqui o mais usual são norte-americanos. Portugueses, curiosamente, existem alguns de Arouca. Aqui é um local forte», conta-nos um proprietário de um restaurante local.

Mas se grande parte das pessoas, quase todas elas munidas de uma máquina fotográfica, procura algo diferente, a equipa portuguesa vai tentar manter o rumo que tem tido até ao momento nesta fase de qualificação para o Europeu. Com vitórias e goleadas. E sem muito ruído. No país do gelo e do fogo, Portugal vai tentar aquecer o coração dos portugueses mais logo. O dos islandeses, que já se mostram satisfeitos com a presença de uma das seleções mais mediáticas do planeta, basta-lhes tirar um pouco da sua rotina diária. Que até ao momento, confirmou a A BOLA, não foi alterada…  

Fotos de Sérgio Miguel Santos/ASF