Vendas de automóveis diminuem

Opinião Vendas de automóveis diminuem

OPINIÃO13.12.201914:15

Mudança de paradigma não explica abrandamento na procura – quer cá dentro, quer lá fora

A indústria automóvel tem problema que soma à exigência de adoção rápida das tecnologias de eletrificação. O momento impõe reflexão. Vive-se teste à hipótese de sobrevivência de diversas marcas, com associações comerciais/industriais para manutenção da produção e do emprego. Os indicadores económicos mantêm-se acima da linha de água, mas o dia depois de amanhã antecipa-se facilmente. Intervenção política demagógica perturba as vendas, limitando a capacidade de investimento e comprometendo o futuro, também no combate às alterações climáticas. A mudança de paradigma exige razão na ação, não populismo...


Em novembro, em Portugal, na comparação com o mesmo período do ano passado, as matrículas de ligeiros de passageiros até aumentaram 5,8%, mas o acumulado de 2019 continua no vermelho, com quebra de 2,9%, igualmente no frente a frente com 2018… Nos próximos dias, como acontece anualmente, registos atrás de registos, tentativas de (re)posicionamentos mais acima nas tabelas das marcas no nosso País. A estratégia não é nova, mas contabilizando-se os registos em vez dos proprietários, impossível separar o trigo do joio, distinguir a realidade da ficção.


Globalmente, resultados mais negativos. Em 2019, confirmando-se as previsões, apenas 88,8 milhões de automóveis novos, menos 3,7 milhões do que em 2018. Até outubro, a procura desacelerou 4,8%, para 73,3 milhões de viaturas. Na indústria, como consórcios dominantes, VW, Toyota e Renault Nissan, todos com mais de oito milhões de unidades vendidas no mesmo período. No entanto, só o segundo apresentou crescimento na procura.


Na Europa, consolidação de tendências. Impondo-se diminuição nos consumos de combustível, crescimento na procura de automóveis maiores e mais pesados. Em outubro, quota de mercado dos Sport Utility Vehicles (SUV) acima de 40%, com 40,1%, pela 1.ª vez. Simultaneamente, menos carros Diesel (31% em vez de 34%). Elétricos (+32%), híbridos (+29%) e híbridos com plug-in (+79%) ganham tração, mas não representam ainda 10% das vendas…

Conhecíamos mal e encontrámo-nos só meia dúzia de vezes, mas Domingos Piedade era uma personalidade marcante. Apoiou Fittipaldi e Senna, descobriu Schumacher, venceu em Le Mans, preparou o crescimento da AMG, tornou-se popular como comentador de F1 na TV. Só não venceu a doença! Ficam-nos as memórias. Muitas e boas.