Opinião Tesla: a maior das contradições!
Cybertruck: lançamento de ‘pick-up’ com imagem futurista prometido para o final de 2021
Elon Musk não é amigo de jornalistas nem de publicações especializadas no automóvel. Confessa-o através do Twitter, ferramenta de comunicação que privilegia. Mas, primeira contradição: necessitando, para auto-promoção, apoia-se nuns e noutros! Repetiu-o em Los Angeles, para a apresentação do Cybertruck, nome da primeira pick-up da Tesla, que organizou à margem da exposição na Califórnia, o mercado mais importante dos EUA.
Natural da África do Sul, o excêntrico e visionário de 48 anos também tem nacionalidade canadiana e norte-americana e tornou-se multimilionário em 2002, com a venda do sistema de pagamento PayPal à multinacional do comércio eletrónico ebay. Musk, 40.º homem mais rico do Mundo, na lista da Forbes, também comanda as atividades da SpaceX, que criou com o objetivo de democratizar as viagens espaciais, condição para a colonização de… Marte.
Historicamente, a Tesla perdeu (muito) mais dinheiro do que ganhou, mas o Marketing do fabricante de automóveis criado em 2003 vende imagem de sucesso, que registou apenas em 2018, com o Model 3, crescimento de três dígitos, para 245.240 viaturas. Musk antecipou mudança de paradigma na mobilidade, dos combustíveis fósseis para as tecnologias elétricas. Mesmo assim, prejuízos em vez de lucros.
A visão de Musk contagiou os investidores e todos os protagonistas importantes da indústria automóvel, pressionadíssimos para reduzirem as emissões poluentes. O pioneirismo explica a imagem primus inter pares da Tesla, que resiste aos problemas de produção ou satisfação dos clientes em listas de espera. Noutra marca, tragédia!
Na estreia do Cybertruck, desastre… Para demonstração da resistência, arremessaram-se bolas metálicas contra vidros indestrutíveis que… estilhaçaram, A reação não foi de condenação do fracasso, mas de corrida à compra de pick-up planeada para o final de 2021 e desenho disruptivo influenciado pelo Lotus Esprit protagonista como submarino de filme de 007, da década de 1970. A entrada da Tesla na categoria automóvel mais popular na América do Norte (a Ford, com o Série F, lidera as vendas há 42 anos!) entusiasmou os adeptos de marca que é uma religião.
Maior das contradições… Automóvel com este porte nunca é eficiente energicamente. Impossível sê-lo! No entanto, Chrysler, Ford e General Motors têm projetos muito semelhantes. Ou a história e a tradição contra futuro antecipado no cinema por Blade Runner!