O treinador de lançamentos

OPINIÃO04.10.201804:26

Pode ser o desporto mais mediático do mundo mas o futebol está longe de ser o mais explorado de um ponto de vista científico. As vozes mais conservadoras diziam até há meia dúzia de anos que já estava tudo inventado, mas ocasionalmente esta modalidade que a todos apaixona apresenta algumas novidades.

É o caso do dinamarquês Thomas Gronnemark, cuja profissão é ser treinador de lançamentos laterais. Graças a ele, o Mitdjylland marcou 10 dos seus 80 golos que valeram o título nacional na Dinamarca na época passada. Astuto, Jurgen Klopp contratou-o para o Liverpool, pois na alta competição todos os pormenores contam.

Em Portugal foi Jorge Jesus quem voltou a fazer do lançamento lateral um dos momentos ofensivos importantes do jogo (sem contar com esse epifenómeno chamado Gilles Binya no Benfica). A pouco e pouco, todos os clubes em Portugal seguiram o exemplo e hoje é rara a equipa da Liga que não explora esta variante. Ainda sem um técnico específico. Ainda...

Vinícius tem pinta

O avançado do Rio Ave parece ter tudo o que se pede num ponta de lança: força, técnica e inteligência. Emprestado pelo Nápoles, Vinícius pode tornar-se um caso sério nesta Liga.

Depender de Marega

Esteve à margem no início da época mas ironicamente é o único ponta de lança disponível do FC Porto na Champions. Marega marcou, mas é curto. A não inscrição de Soares foi má decisão. 

Provocação ‘by’ Twitter

As provocações entre Benfica e FC Porto no Twitter, independentemente do estilo, cheiram pior que um esgoto a céu aberto. É puro lixo. E o pior é que influencia os fracos de espírito.