O cascalho no meio das pedras preciosas

OPINIÃO13.12.201901:15

Ricardo Pereira e a maldição

Cada vez há menos dúvidas de que se trata do melhor defesa lateral português. Em especial, mas não só, quando joga pela faixa direita. Sem embargo da indiscutível categoria de João Cancelo e de Nélson Semedo. Pena é que a sua saída para o Leicester tenha deixado aberto um buraco que parece não haver maneira de o conseguir cobrir. Só na temporada transacta foram contratados três jogadores para a função, sendo que dois deles (João Pedro, internacional brasileiro sub-21, e Saidy Janko, actual titular do Young Boys, adversáro directo dos Dragões na Liga Europa) foram liminarmente afastados ainda antes da época oficial ter começado e o terceiro veio a meio do campeonato (Manafá, procedente do Portimonense). Este ano prossegue a maldição, pese embora ter sido contratado Renzo Saravia, que é apenas o defesa-direito da selecção argentina. E até Corona já está farto de ser usado como tapa buracos no flanco direito da defensiva portista. Será Mbemba homem capaz de afugentar tal maldição?

Carlos ou Fernando

Um ano atrás, mais ou menos por esta altura, quando começaram a circular nomes de potenciais reforços, nomeadamente para o FC Porto, o técnico deste dizia gostar muito de Fernando Andrade, do Santa Clara, e de Carlos Vinícius, do Rio Ave. Azar. Veio o primeiro.

Prémio e castigo

Ébem sabido e reconhecido o quão influente é Jorge Mendes no mundo do futebol. E mundo é mesmo mundo, posto que jamais se limitou à pequenez do domínio doméstico. Facto é que, ano após ano, tem conseguido vender vários jogadores a preços absolutamente incríveis. Mas todas as moedas têm duas faces. Pelo que, uma vez por outra, lá vem cascalho no meio das pedras preciosas, tipo imposto. O caso mais evidente era, até este ano, a prodigiosa venda de Adrián López do Atlético de Madrid ao FC Porto. Recorde acabado de ser batido pela transferência para o Benfica de um tal RDT, por uns módicos 20 milhões.
(Em tempo: este artigo foi escrito antes do último jogo a contar para a Liga Europa)