Novidades da semana

OPINIÃO05.06.201804:01

Nos últimos dias, as notícias sobre futebol continuaram a marcar a agenda dos principais órgãos de informação.

A semana foi marcada pelo arranque dos trabalhos da nossa Seleção, que conta a partir de ontem com todos os seus jogadores. Nós, por cá, mantemos toda a fé naqueles bravos guerreiros, que há não muito tempo conseguiram trazer para Portugal o título de melhores da Europa.

Mas não são apenas os nossos melhores atletas que marcarão presença na fase final do Mundial. Também os árbitros portugueses Artur Soares Dias e Tiago Martins arrancaram, no passado domingo, para Moscovo. Apesar de não irem desempenhar a função que seguramente gostariam, foram meritoriamente escolhidos para o papel de videoárbitros.

Agora que terminou o seu período experimental de dois anos, o próximo Campeonato do Mundo marcará a estreia oficial desta tecnologia. Espera-se e deseja-se que a competição corra bem para ambos, que muito trabalharam para merecer essa sorte.

É claro e assumido por todos que a nossa arbitragem atravessa um período de travessia no deserto, pelo menos no que diz respeito à presença em grandes competições: desde 2014 que não temos qualquer representante maior num Europeu ou Mundial. Mas se é verdade que essa realidade envia alguns sinais de alarme, não é menos verdade que se avista agora luz ao fundo do túnel.

Recentemente, o Comité de Arbitragem da UEFA promoveu de categoria três árbitros portugueses, não se registando qualquer descida a patamares inferiores. São excelentes notícias, que merecem aqui justo destaque.

Soares Dias, internacional desde 2011, conseguiu subir ao Grupo de Elite. O portuense, há muito presença habitual em jogos da Liga dos Campeões e em competições FIFA, viu premiada a sua consistência e competência. Agora sim, está no lote dos melhores, daqueles que potencialmente são selecionáveis, como árbitros de campo, para as grandes competições.

Também Fábio Veríssimo ascendeu de categoria, passando a integrar o segundo grupo (onde já estavam Tiago Martins, Hugo Miguel e Carlos Xistra).

Sílvia Domingos subiu ao segundo escalão mas no quadro feminino. A aveirense Sandra Bastos continua na elite desse ranking.

Ao nível do futsal, Eduardo Coelho continua no mais distinto grupo de árbitros europeus.

A fase de transição mantém-se, mas apresenta agora resultados mais palpáveis e sorridentes, o que sublinha a qualidade do trabalho que este Conselho de Arbitragem tem realizado nessa matéria. Mérito total para a equipa liderada por José Gomes.

Nota final para mais uma agressão a um árbitro, desta feita num jogo distrital de juniores da AF Porto. O agressor, futebolista do CCD Sobrosa, foi identificado e será presente a tribunal, mas o soco que desferiu, após ser expulso, já ninguém evita.

As referências que o futebol de formação tem são as que sabemos e conhecemos. Felizmente parecem surgir agora sinais claros por parte do poder político, Federação e Liga. Em conjunto, mostram estar cada vez mais empenhados em criar condições legais e regulamentares para que se evitem e penalizem exemplarmente comportamentos que o desporto bem dispensa. O futebol agradece e nós também. Bem hajam.