Keizer precisa de banho de realismo

OPINIÃO04.02.201903:00

NÚMEROS: quando Marcel Keizer pegou na equipa do Sporting (e os leões já tinham ido à Pedreira e à Luz...), dispunha de dois pontos de vantagem sobre o Benfica; hoje está com menos oito, ou seja, em dez jogos perdeu dez pontos para os eternos rivais. Só num exercício meramente académico poderá pensar-se que o Sporting vai acabar a Liga à frente do Benfica.


 Quando Marcel Keizer pegou na equipa do Sporting (e os leões já tinham ido a Braga e à Luz...), dispunha de um ponto de vantagem sobre o SC Braga; hoje está com menos sete, ou seja, em dez jogos perdeu oito pontos para os arsenalistas. Será precisa uma débacle dos minhotos para admitir que o Sporting pode acabar a Liga numa das três primeiras posições.


E nem valerá a pena trazer à colação o registo frente aos dragões, que estão fora do alcance leonino (estavam com mais dois pontos que o Sporting à chegada de Keizer e hoje têm mais onze pontos).


Que concluir, então, deste percurso holandês, que até começou de forma agradável, com uma filosofia romântica e uma veia goleadora assinalável? Marcel Keizer, em nome de um jogo mais ousado, perdeu o que de melhor tinha o Sporting de José Peseiro, o equilíbrio. Peseiro, que conhecia melhor a valia do plantel que Sousa Cintra lhe colocara à disposição, optou pelo pragmatismo do resultadismo e foi capaz de tirar leite de pedras. Keizer, com um grupo de valia média (e nem vou sequer aproximar-me da qualificação tão negativa por que optou Frederico Varandas), deu um passo maior que a perna e estatelou-se ao comprido. Ontem, ou por não ter sido devidamente avisado, ou por ter lido mal a situação, cometeu um erro crasso, de principiante, ao entrar em campo com uma defesa recauchutada e não se dar ao trabalho de compensá-la com um meio campo mais conservador.

Se o treinador holandês não atinar, se não tiver a humildade e a lucidez  (que Peseiro teve!) de reconhecer as limitações e procurar otimizar os recursos, não terá muito futuro num clube com as responsabilidades do Sporting. É evidente que Keizer marcou pontos ao conquistar a Taça da Liga e até pode passar a próxima eliminatória europeia, contra um Villarreal que está muito abaixo da linha de água em La Liga. Mas esses sucesso pontuais não apagam a organização caótica vista ontem no derby. E quem responde por esse departamento é só o treinador...